A homenagem a D. Pedro de Menezes, que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Santarém, contou hoje com mais de três centenas de pessoas que se associaram à cerimónia. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, António Pinto Correia, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, juntamente com os vereadores, Susana Pita Soares, Luís Farinha e Inês Barroso, homenagearam D. Pedro de Menezes, juntamente com a Marquesa de Vagos – Mafalda Noronha Wagner e seus familiares, bem como José de Monterroso Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do Opart – Organismo de Produção Artística, entidade que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado (CNB).
Neste ano de 2015 em que se comemora o 6.º Centenário da Tomada de Ceuta, primeira praça de Além-mar conquistada pelos Portugueses, em 21 de agosto de 1415, a cidade de Santarém homenageou D. Pedro de Menezes, 1.º Conde de Vila Real, seu primeiro Capitão-General e Governador. Após a Guarda-de-Honra, feita por elementos da Guarda Nacional Republicana, teve lugar uma Missa Solene, celebrada pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, abrilhantada pela colaboração com o OPART, E.P.E. através do Teatro Nacional de São Carlos, que brindou os presentes com um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, que interpretaram a peça Stabat Mater, composta por Giovanni Battista Pergolesi, em 1736, corais de Johann Sebastien Bach, para além das peças Panis Angélicus, de César Franck e Ave Maria, de Charles Gounod, que contaram com as solistas do Teatro Nacional de São Carlos, Carla Caramujo e a Meio-soprano, Paula Morna Dória, bem como com um Salmo e Aleluia, interpretado por Constança de Noronha Sousa e Melo, descendente de D. Pedro de Menezes e neta da Marquesa de Vagos, com Direcção Musical de Samuel Barsegian.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém referiu que “é com grande satisfação e da mais elementar justiça prestar hoje homenagem a tão nobre figura da história”, e acrescentou que “Cumprimos hoje, nesta cerimónia, as honras prestadas a D. Pedro de Meneses, quando o seu corpo chegou a terras lusas, com destino à nossa Cidade, tendo sido recebido pelo Rei D. Afonso V, pelo Infante D. Fernando, seu irmão, e pelo Regente D. Pedro, que lhe prestaram as maiores homenagens”. O Presidente da Câmara de Santarém lembrou que “Santarém não esquece as figuras que ajudaram a construir a sua história”, e que “Queremos reafirmar a nobreza de Santarém, agradecendo a todos a presença nesta magnífica cerimónia”. Mafalda Wagner agradeceu à organização o modo como preparou esta homenagem ao seu ascendente, D. Pedro de Menezes. A cerimónia prosseguiu com o descerramento de uma placa evocativa e uma coroa, exclusivamente feita com louro, junto ao Túmulo de D. Pedro de Menezes, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, por Ricardo Gonçalves, e por Mafalda Wagner (descendente de D. Pedro de Menezes). Seguiu-se o descerramento da placa toponímica, junto à Igreja de Santa Maria da Graça, que passa a denominar-se Calçada D. Pedro de Menezes – 1º Governador de Ceuta (antiga Calçada da Graça), efetuada por Ricardo Gonçalves, António Pinto Correia, Carlos Marçal e Mafalda Wagner. www.cm-santarem.pt