Seis jornadas. É este o caminho que falta para se chegar ao campeão da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. Há três candidatos para esse único lugar, desde logo com vantagem (curta) por parte do União de Tomar, que soma 55 pontos, mais um do que o Fazedense, segundo classificado, e mais dois do que o terceiro, o Amiense. Neste domingo que se avizinha poderá haver ‘novidades’ em torno do número de pretendentes, isto porque Fazendense e Amiense vão defrontar-se e quem escorregar fica numa situação mais difícil… isto a contar que o União de Tomar irá pautar-se pela ‘normalidade’. Ainda haverá espaço para um Fazendense-U. Tomar, a quatro jornadas do final, esse então com contornos possivelmente ainda mais decisivos. Numa luta a três – que pode marcar a diferença nas contas finais – o Amiense leva vantagem, ainda que o Fazendense tenha mais um jogo para realizar entre os mais diretos perseguidores.
Mini-campeonato a três:
Amiense-U. Tomar, 2-0
U. Tomar-Fazendense, 1-2
Amiense-Fazendense, 1-0
U. Tomar-Amiense, 4-0
Classificação: 1º Amiense, 6 pontos, 2ºs Fazendense e U. Tomar, 3. Faltam: Fazendense-Amiense e Fazendense-U. Tomar.
Quanto ao calendário propriamente dito, o União de Tomar joga quatro vezes em casa, o que desde logo á uma vantagem rem relação aos demais. Desta ‘lista’ caseira, o Mação afigura-se como o duelo mais complicado. Enquanto visitantes, os nabantinos deslocam-se ao reduto do Fazendense (elevado grau de dificuldade) e a Salvaterra de Magos (adversário atrevido).
U. Tomar (55 pontos):
Entroncamento AC (C)
Ferreira do Zêzere (C)
Fazendense (F)
Ouriense (C)
Salvaterrense (F)
Mação (C)
O Fazendense também joga quatro vezes em casa até final do campeonato, desde logo com o Amiense e com o União de Tomar, jogos de elevado grau de dificuldade mas que podem ajudar a desequilibrar a balança para o lado dos ‘charnecos’. Registo para visitas ao Entroncamento e a Ourém, com este último reduto a assumir maiores contornos de imprevisibilidade.
Fazendense (54 pontos)
Amiense (C)
Entroncamento AC (F)
U. Tomar (C)
Ferreira do Zêzere (C)
Ouriense (F)
Salvaterrense (C)
À primeira vista, o Amiense tem o calendário mais difícil, quanto mais não seja porque tem mais jogos fora de casa, com Fazendas de Almeirim à cabeça. Salvaterra de Magos e Abrantes também não vão ser pera doce. Em casa, por sua vez, o Amiense recebe o sempre complicado Mação e os tranquilos Ouriense e Torres Novas.
Amiense (53 pontos):
Fazendense (F)
Ouriense (C)
Salvaterrense (F)
Mação (C)
Abrantes e Benfica (F)
Torres Novas (C)