A Carrinha do Cidadão, que percorre as várias aldeias do concelho, prestando a cada munícipe um apoio mais próximo e efetivo, realizou 999 atendimentos durante o ano de 2022. O relatório anual foi apresentado na última Reunião de Câmara, realizada a 14 de fevereiro de 2023. Do total dos 999 atendimentos, entre janeiro e dezembro de 2022, 71% foram presenciais e os restantes 29% foram efetivados através de telemóvel, e-mail e whatsapp. Foi através do Orçamento Participativo que nasceu o projeto da Carrinha do Cidadão, tendo desempenhado atividade entre setembro de 2019 e julho de 2020. Mas a 2 de dezembro de 2020, a Carrinha do Cidadão regressa à estrada, alargando a sua área de influência a todo o concelho de Abrantes e aumentando a oferta de serviços prestados. Foi na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo e Freguesia de Bemposta que se realizaram mais atendimentos: 154, 149 e 125, respetivamente. Aliás, se olharmos aos dados entre os anos de 2019-2022, foi a Freguesia de Bemposta que registou mais atendimentos (373), seguindo-se Rio de Moinhos (354 atendimentos) e União de Freguesia de Abrantes e Alferrarede (331). Analisando por localidades, foi em Martinchel que, durante o ano de 2022, se realizaram mais atendimentos (111), seguindo-se S. Miguel do Rio Torto e Rio de Moinhos. Os utentes com mais de 60 anos, representam 59% dos atendimentos realizados pela Carrinha do Cidadão, seguindo-se os utentes entre os 26 e 59 anos (39%). Os serviços relacionados com as Finanças, Segurança Social, Serviços Municipalizados de Abrantes e carta de condução foram os mais solicitados pelos munícipes, na Carrinha do Cidadão, durante 2022. “Consideramos que este serviço é praticado com um nível de excelência elevado e que é para continuar”, destacou a Vereadora Raquel Olhicas durante a apresentação dos dados do relatório da Carrinha do Cidadão. A Carrinha do Cidadão tem ao dispor do munícipe um conjunto de serviços como o pagamento das faturas da água; apoio no registo e na utilização da plataforma Abrantes 360 (serviço online) e da APP 360 Mobile; pedidos de cópia de documentos administrativos; pedido de certificado de matrícula de ciclomotor; reclamação para limpeza de terrenos; reclamações ou sugestões diversas; emissão de plantas de localização; pedido para realização de queimas e queimadas; pedido de atribuição de número de polícia. Para além de um posto de atendimento móvel da Câmara Municipal de Abrantes, na Carrinha do Cidadão é ainda possível encontrar apoio na resolução de outras questões como, por exemplo, preenchimento de requerimentos e formulários; segurança social e/ou encaminhamento para outros apoios sociais; finanças (IRS/IMT/IUC); renovação/alteração do Cartão de Cidadão; renovação da Carta de Condução e serviços IMT; esclarecimento nas mais diversas áreas e outros serviços disponíveis online.