A Galeria de Mação recebeu a denominação “Galeria Carlos Saramago” do Centro Cultural Elvino Pereira. O artista foi ainda nomeado Embaixador para a Arte do concelho. O pretexto foi a inauguração da nova Exposição da Galeria, com a apresentação pública de mais de 30 obras que a Câmara Municipal de Mação adquiriu ao artista ao longo de três décadas. Referir que Carlos Saramago não sabia que o Município tinha preparado uma Homenagem coroada por várias surpresas, uma Homenagem muito sentida, tão justa, quanto emotiva. Acompanhado pela família e amigos, Carlos Saramago viu o seu nome atribuído ao espaço que, em Mação, acolhe a arte e os artistas, locais e de fora. Uma homenagem merecida, deliberada por unanimidade em reunião de Câmara e que, nas palavras de Vasco Estrela, Presidente da Autarquia representa “uma honra” para o Concelho. Foi igualmente deliberado nomear Carlos Saramago Embaixador para a Arte do Concelho de Mação tendo o Presidente da Câmara Municipal assinalado o momento com uma Medalha e um Certificado com a nomeação. Carlos Saramago é um dos cinco maiores surrealistas vivos em Portugal sendo, indiscutivelmente, uma referência! Vasco Estrela referiu que em momentos destes “todas as palavras que se possam dizer acabam por parecer fúteis perante aquilo que sentimos, todos, nós nossos corações, em cada um de nós”.
Mensagem do Ministro da Cultura – Os presentes puderam testemunhar a emoção que Carlos e a sua família sentiram, mas a tarde teve ainda outros momentos que atestam a importância e o Nome deste artista. O ministro da Cultura, não podendo estar presente, enviou uma mensagem por vídeo, que foi apresentada no local. Pedro Adão e Silva dirigiu-se a Carlos Saramago com uma nota de parabéns pelo seu trabalho referindo que “a cultura é um fator de mobilização e energia e é na cultura que nos encontramos connosco”.
Mensagem do Presidente da República – Vasco Estrela leu, de seguida, uma carta enviada a Carlos Saramago pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa onde se dirige de forma muito pessoal e assertiva ao artista e à sua arte, realça o facto de ser autodidata e de enfrentar as sucessivas maleitas com determinação pela forma como se “adapta, reinventa, se supera”. “Por tudo isso”, conclui Marcelo Rebelo de Sousa, “o saúdo e me junto à homenagem que Mação tão justamente lhe presta”.
“Estamos tão só a fazer justiça” – Carlos Saramago agradeceu a aquisição das obras e aquele momento proporcionado pela Câmara Municipal de Mação referindo, com a humildade que o caracteriza, que “ninguém merece tanto”. Mas Mação sabe que Carlos Saramago o merece, tanto que no certificado de Embaixador para a Arte está referido o sentimento desta Comunidade “pela sua relevante contribuição para a elevação do nome de Mação, pelo exemplo que é para toda a comunidade, pelo Homem e pelo Artista que Mação tem a honra de ter entre os seus.” Vasco Estrela concluiu a tarde referindo tratar-se de um momento “importante para todos, numa fase que está a ser difícil para o Carlos, mas que superará como o grande Homem que é”. E concluiu dizendo que “estamos tão só a fazer justiça”. As mais de 30 obras expostas são de vários momentos da vida e carreira de Carlos Saramago sendo o quadro mais antigo de 1993, há vários de várias épocas e décadas sendo, os mais recentes, de 2022. A Mostra vai estar patente até dia 10 de abril de 2023. Pode ser visitada nos dias úteis das 9h às 17h30 e, ao sábado, das 14h30 às 17h30. Não perca.