O ACES Médio Tejo vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental até 16 de outubro. Assim, também no Centro de Saúde de Mação (UCSP), durante estes dias, serão dinamizadas iniciativas e atividades dirigidas aos utentes e profissionais, como a distribuição de crachás, marcadores de livros e autocolantes; afixação de cartazes; apresentações em powerpoint para as salas de espera com mensagens alusivas à temática.
Aderiram igualmente a esta iniciativa as Unidades de Cuidados na Comunidade de Almourol, Cova da Iria, Olhos de Água e de Ourém por fazerem parte das equipas enfermeiras especialistas de Saúde Mental do ACES Médio Tejo. Refira-se que o Dia Mundial da Saúde Mental visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, político ou socioeconómicas.
Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. No que concerne à saúde mental e segundo a Direção Geral de Saúde, os mais afetados são as mulheres, as pessoas com menos educação e com maiores dificuldades económicas. Fonte: Centro de Saúde de Mação (UCSP)