Américo Pereira, presidente da União de Freguesias Serra/Junceira, promete empenhar-se no apuramento de responsabilidades em torno da suposta ilegalidade do piso que está no troço da estrada municipal 531, em particular na chamada curva do Sobreiro, na localidade de Carril. Recorde-se que, tal como a Hertz noticiou, na última segunda-feira houve mais um acidente naquela zona, desta feita a envolver uma viatura ligeira que se despistou naquela curva, sendo que duas pessoas ficaram feridas. Infelizmente, este tipo de ocorrências não é novidade. A novidade, isso sim, terá estado numa informação supostamente transmitida por militares da Guarda Nacional Republicana a familiares dos acidentados e que se centrava numa eventual ilegalidade daquele piso… desde 1998.
Américo Pereira não quer deixar cair este assunto no esquecimento, de tal forma que está disposto a apurar em que é que se baseou a GNR para, supostamente, ter prestado essa informação aos cidadãos. O autarca diz mesmo que pode estar em causa um crime de segurança rodoviária: «O mais estranho é que a situação reportada pode configurar um crime de segurança rodoviária, previsto e punido no artigo 290 do Código de Processo Penal… E a GNR, tendo conhecimento da ilegalidade, não ter, agora, cumprido com o artigo 242 e comunicá-lo ao Ministério Público conforme era sua obrigação. Fazendo fé na informação prestada pelos militares da GNR e porque estamos na presença de uma situação de extrema gravidade, irei empenhar-me no sentido de apurar o número de acidentes ocorrido naquele troço nos últimos anos para que em Sede judicial sejam apurados as devidas responsabilidades. E para começar pergunto se a senhora presidente já tinha conhecimento desta situação de ilegalidade».
Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, em resposta a Américo Pereira, disse não ter conhecimento de qualquer ilegalidade relativa ao troço em causa, relembrando que o piso tem muitos anos. Quanto à intervenção na estrada, a autarca disse que será feita uma reabilitação por ocasião da obra na ponte do Carril, tal como a Hertz tinha avançado na última terça-feira.