A Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, acompanhada dos Vereadores da Câmara Municipal, representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), representantes da AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, técnicos da autarquia e equipa de fiscalização da empreitada de remodelação da rede de coletores do sistema de saneamento de Alcanena, efetuou, no passado dia 6 de outubro de 2015, uma visita às obras que se encontram a decorrer no âmbito do Protocolo estabelecido entre a APA, os Municípios de Alcanena e de Santarém e a AUSTRA, relativo à Reabilitação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, no concelho de Alcanena, e da Cascata do Mouchão de Pernes, no concelho de Santarém.
Foram visitadas as seguintes empreitadas: Reabilitação da Célula de Lamas não Estabilizadas (da responsabilidade da APA) e Remodelação da Rede de Coletores do Sistema de Saneamento de Alcanena (da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcanena). Relativamente à empreitada de Reabilitação da Célula de Lamas não Estabilizadas, os representantes da APA fizeram o ponto de situação dos trabalhos. Foi indicado por estes que a retirada das lamas se encontra concluída, aguardando-se decisão quanto à concretização do enchimento da célula com materiais inertes ou preparação para uma utilização futura da infraestrutura como aterro.
No que respeita à empreitada de e Remodelação da Rede de Coletores do Sistema de Saneamento de Alcanena, a visita prosseguiu com o acompanhamento das obras que se encontram a realizar na estação elevatória de águas residuais domésticas (junto à atual obra de entrada da ETAR de Alcanena). A comitiva seguiu a visita em direção ao sistema de Monsanto, tendo oportunidade de verificar os trabalhos que se encontram em execução na parte jusante desta bacia. Posteriormente, deslocou-se à frente do emissário da Gouxaria (junto à ponte da Arranjela), seguindo a visita aos trabalhos que se encontram execução na zona do Peral. Por fim, foram visitados os trabalhos na bacia de Vila Moreira e Alcanena, com uma breve passagem pelas ruas Dom Afonso Henriques e Dr. Manuel de Arriaga. www.cm-alcanena.pt