Início ECONOMIA ECONOMIA – Recomendações para se proteger enquanto navega na internet

ECONOMIA – Recomendações para se proteger enquanto navega na internet

A segurança na internet sempre foi importante, mas à medida que passamos mais tempo online devido ao trabalho, ou simplesmente pela diversão e atividades sociais, estamos cada vez mais expostos a riscos e partilhas de informação. Numa altura em que as contas pessoais se encontram de alguma forma disponíveis na internet e inúmeras notícias em torno de ataques cibernéticos são apresentadas diariamente, a proteção e a privacidade de dados pessoais requerem algumas medidas para garantir a segurança dos dados dos utilizadores.

Manter os equipamentos atualizados

Um dos passos mais importantes é manter equipamentos e aplicações que utiliza atualizados. Ter o antivírus, o navegador de internet e o sistema operativo com atualizações recentes é a melhor forma de se defender contra vírus, malware e outras ameaças online.

É muito importante ativar as atualizações automáticas para receber as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis.

Considere palavras-chave fortes

Uma das maneiras mais fáceis para os hackers roubarem informações é através de dados pessoais expostos que podem contar o nome de utilizador e palavra-chave ou facilitar o acesso à conta com algumas tentativas.

As palavras-chave fracas ou fáceis são um perigo ativo, já que podem ser mais facilmente descobertas por cibercriminosos. Por isso, evitar a criação de senhas comuns, tais como palavras e sequências numéricas óbvias, pode ser o primeiro passo para manter a privacidade e segurança online. A fim de que seja forte, uma password deve conter pelo menos oito caracteres e incluir uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Utilize Wi-Fi público e gratuito com precaução

A maioria das redes Wi-Fi públicas possui poucas medidas de segurança, o que significa que hackers que estiverem a usar a mesma rede podem conseguir aceder facilmente à atividade de outros utilizadores. Especialmente em redes públicas deve-se evitar ao máximo fazer compras online ou inserir informações pessoais nos sites que visita.

Links e anexos suspeitos

Nem todos os ataques à segurança ocorrem através de malware ou hackers a invadir as contas pessoais. Uma atividade bem comum e em crescimento atualmente são as tentativas de phishing, em que os infratores passam-se por uma pessoa ou uma entidade com o objetivo de recolher informações através de comunicações ou formulários.

Estas tentativas de phishing podem ser realizadas por e-mail, mensagem de texto ou, em alguns casos, até mesmo por meio de uma chamada. Muitas das vezes é possível identificar a ilegitimidade de um phishing através dos erros de ortografia ou gramática, links para sites suspeitos ou o ponto mais fácil: o e-mail vem de um domínio estranho.

Certificados de segurança na internet

Uma prática a ter em conta é também certificar de que o site visitado usa tecnologia segura. Para isso, basta verificar que o endereço da página web começa com https. Além disso, aparece também um símbolo de um cadeado fechado sempre que a página utiliza certificados de segurança.

 

O que é pessoal, deve ser pessoal

Manter ficheiros e informações pessoais seguros é uma prioridade tanto no computador como nas redes sociais. Os hackers podem usar perfis de redes sociais para tentar descobrir palavras-chave ou mesmo através das perguntas de segurança para redefinição de senha. Considere aumentar os níveis de privacidade de redes sociais e mantenha o que é importante e pessoal para si próprio.

As recomendações para navegar na internet de forma segura requerem uma atenção proativa e defensiva. Como regras principais, mantenha os equipamentos atualizados para garantir as últimas atualizações de segurança e considere palavras-chave fortes para qualquer conta. Limite o uso da sua atividade a redes privadas e devidamente protegidas para evitar o acesso de informações por terceiros. Qualquer atividade suspeita é, por norma, alguma tentativa de recolha de informação ou invasão ao equipamento.