Os Kromuz da Bola – Associação de Cultura e Desporto, completaram, na segunda-feira, 17 anos de existência. O grupo fundado em 5 de outubro de 1998 por Tótoi, onde é precisamente o sócio nº1, tem mais 30 elementos efectivos, cerca de outros tantos Associados e ainda uma Tribuna de Honra actualmente com 16 elementos, sendo que no jantar de aniversário foi “entronizado” o 17.º elemento. Esta Tribuna representa um grupo de pessoas e Instituições que os Kromuz da Bola decidem distinguir anualmente. Dessa Tribuna de Honra fazem parte nomes como António Paiva, Carlos Carrão, António Lopes Rodrigues, Rui Costa, André Gralha, Costa Marques, Armando Martins e Paulo Moura. Este ano o distinguido foi Paulo Simões, presidente da Escola de Futebol de Tomar.
Inicialmente os Kromuz da Bola jogavam no Pavilhão da Nabância, depois do Pavilhão da Escola Stª.Iria, mais tarde no da Escola Gualdim Pais e, atualmente, “espalham o perfume” do seu futebol no relvado do Campo da Nabância, às 4ª feiras e aos domingos. Nas primeiras 3ªfeiras do mês, reúnem-se em Assembleia Comensal, na Khantyna (Restaurante Tomaz), a sua sede oficial, na Rua dos Arcos, em Tomar.
À frente dos destinos da Associação estão agora sete elementos que formam uma Comissão Administrativa, casos de Belmiro Vigário, Miguel Graça, Vitor Boavida, António Ferreira, Ercílio Mendes, Júlio Tornada e Carlos Tomaz. Anteriormente os Kromuz da Bola tiveram como presidentes, Luís Boavida, Miguel Oliveira e Rui Mendes.