FICHA TÉCNICA

A NOSSA HISTÓRIA

A Rádio Hertz teve as suas primeiras emissões experimentais em Fevereiro de 1983, emitindo em locais incertos, era o tempo da verdadeira pirataria. No início de 1984 começaram as emissões regulares, obedecendo já a uma grelha de programas bem definida e variada. No dia 24 de Junho de 1984 a Rádio Hertz foi silenciada. Poucos dias depois voltava a estar no ar, e o impacto na população foi tal que no dia 09 de Setembro de 1985 teve lugar na secretaria notarial de Tomar a escritura pública da Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz. No mesmo dia os estúdios são transferidos das Algarvias para o Centro Comercial, nova fase, novo impulso. Última fase da Rádio Hertz agora na Rua Marquês de Pombal, 30 em Tomar (Junto à Ponte Velha). Na manhã histórica de 09 de Junho de 1989 a Rádio Hertz estava a funcionar legalmente. Empregado desta associação há mais de 20 anos, como técnico e comercial, João Franco que já tinha gerido a rádio durante 5 anos, em Julho de 2008, tornou-se o novo Presidente, decidindo que as instalações teriam de ser outras, mais centradas, mais modernas, com mais espaço e mais condições de trabalho, dando assim lugar a uma nova equipa e um novo projecto para a Hertz na Rua Centro Republicano, 135 em Tomar.

Propriedade:

A.C.R Rádio Hertz
Rua Centro Republicano, 135
2300-359 Tomar
Tel: 249 323 100 – 249 323 802

email: radiohertz@radiohertz.PT

NIF. 501 595 228

Direcção:

Presidente:João Fernando Franco de Jesus
Tesoureira: Maria Alexandra Pinhão Sirgado
Secretário: Rui Manuel Dias Costa

Diretor de Informação:
António Feliciano
radiohertz@radiohertz.pt

Diretor de Programas:
João Fernando Franco  Jesus
joaofranco@radiohertz.pt

ESTATUTO EDITORIAL

 

  1. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz reger-se-á sempre pelo direito dos cidadãos, a informar e serem informados e procurarem, em liberdade e no pluralismo democrático, o esclarecimento de que necessitam para o exercício das suas opções.
  2. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz manter-se-á independente face ao poder político, económico e religioso.
  3. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz não renunciará ao seu direito de informar e criticar e terá apenas como limites os que decorrerem da ética e deontologia dos meios da Comunicação Social.
  4. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz distinguirá claramente entre as notícias- que deverão ser tanto quanto possível à narração, relacionação e análise dos factos- e as opiniões cujos defensores deverão ser claramente identificados e cuja divulgação deverá seguir o critério do pluralismo.
  5. O critério de selecção do material informativo e do destaque a conceder-lhe não será o das convicções político ideológicas de quem decide, mas o da importância jornalística desse material.
  6. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz estará atenta e disponível para a divulgação dos acontecimentos e iniciativas no âmbito local e regional com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da região e para a afirmação da sua identidade sociocultural.
  7. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz evitará recorrer ao escândalo e ao sensacionalismo, capazes de aumentarem a audiência mas, que poriam aqui em risco a qualidade que se pretende manter.
  8. Respeitar-se-á sobretudo os ouvintes que, concerteza aceitarão e desculparão os erros, mas não perdoariam se deliberadamente, por ações ou omissão, fossem enganados ou se abusassem da sua boa fé.
  9. A Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz proporcionará o recreio e o entretenimento, mas deve contribuir para a educação de sensibilidade e do gosto artístico.
  10. O compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e, nos casos aplicáveis, os princípios deontológicos do jornalismo.

Associação Cultural e Recreativa Rádio Hertz