A 2ª edição do Dia Internacional do Idoso superou todas as expectativas. Cerca de 700 idosos estiveram ontem em Oleiros, vindos de quase todas as freguesias do concelho para desfrutar do programa oferecido pelo Município. A manhã foi dedicada aos Rastreios de Saúde pela Unidade Móvel de Saúde que percorre semanalmente o concelho. O dia de calor que se fez sentir, apelava ao descanso à sombra e enquanto todos se sentavam, o grupo musical afinava os instrumentos e o acordeonista José Frade preparava o ambiente.
O almoço robusto fazia antever uma tarde de animação e convívio. Terminado o repasto, o Executivo Camarário em conjunto com o Presidente da Assembleia, passaram por todas as mesas a oferecer uma lembrança. O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Jorge, fez questão de deixar uma palavra de agradecimento a todos pela presença e apelou aos presentes para que transmitam a sua vasta sabedoria às gerações vindouras.
Foi então aberto o baile pelo grupo Pilha Galinhas que desafiou os participantes a dançar como na sua juventude as músicas populares portuguesas. Fez-se uma pausa apenas para distribuição do bolo comemorativo com mais de 50 quilos que reabasteceu energias para mais uma ronda de danças.
Lá fora iam-se fazendo rastreios auditivos e visuais, enquanto dentro da tenda com 950 metros quadrados a animação continuava. As duas funcionárias do Município que se transformaram por um dia no Florentino e na Rosita com os seus 74 e 72 anos respetivamente, não deixaram ninguém desanimar. Por entre a plateia, os dois ajudavam nos movimentos mais elaborados da aula de ginástica conduzida por um técnico de desporto que encerrava o programa.
O dia já ia longo mas os resistentes ficaram e continuaram o bailarico até os transportes os levarem de regresso a casa. No fim desta jornada preenchida, ficou a certeza de que este é um evento importante pelo reencontro e convívio de pessoas que comemoraram com orgulho e entusiasmo o seu dia.