No passado sábado, 10 de setembro, na Praia Fluvial do Carvoeiro, realizou se o ECO-FESTIVAL RESINA – Festival das Artes e dos Artistas do Pinhal.
O cartaz dos participantes era surpresa, e que bela surpresa tiveram os presentes na Praia Fluvial do Carvoeiro, com o belíssimo leque de artistas participantes e com o intemporal Sérgio Godinho a fechar o Festival com chave de ouro.
O Festival contou com a presença musical do Grupo Etnográfico do Estreito, Miguel Calhaz, Beatriz Pessoa, a Fun-farra e para terminar com um miniconcerto e uma belíssima conversa intimista, Sérgio Godinho.
Para além de música, os presentes também puderam assistir a várias conversas, moderadas pela jornalista Sónia Santos, com Catarina Gonçalves (Pres. Direção da Associação Bandeira Azul da Europa) e Vasco Marques (Vereador da CM Mação), Eng. António Louro (Vice-Presidente da CM Mação), Sandra Alexandre (Presidente da Direção da Filarmónica Maçaense) e Dr. Vasco Estrela (Presidente da Câmara Municipal de Mação).
Este pretendeu ser um Festival intermunicipal, inclusivo e multigeracional, focado na sensibilização para a preservação do meio ambiente e na pertinência da proteção da floresta e do ordenamento do território no Pinhal. Foi também com esse objetivo, o da preservação do meio ambiente, que o Município de Mação ofereceu copos reutilizáveis.
Os objetivos deste festival são a sensibilização para as boas práticas e consciência ambientais, a inclusão e acesso à cultura, a colaboração e partilha intergeracional, a consolidação da identidade artística da região, a fomentação do desejo da fruição de cultura, a proteção ambiental, a consciência para o valor patrimonial e o seu potencial turístico.
A congregação da expressão de todo o programa inclui recorrer à circulação dos artistas dos cinco Municípios envolvidos, e a apresentação de performances de artistas nacionais em interação com artistas da região.
O “ECO-FESTIVAL RESINA” é o Eco-festival das Artes e dos Artistas do Pinhal.
O projeto RESINA-PT – Programação Cultural em Rede no Pinhal Interior Sul, é cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, e levado a cabo pela Pinhal Maior e os Municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Sertã e Vila de Rei.