Hoje é Dia Mundial da Música e Tomar, concelho em que esta sempre teve uma importância fundamental, não lhe podia ficar indiferente. Assim, entre 1 e 3 de outubro, decorrerão um conjunto de iniciativas alusivas, a não perder.
A primeira é às 16 horas de hoje, dia 1, no Scriptorium do Convento de Cristo, com a conferência “Factos desconhecidos para uma biografia de Frei Fernando de Almeida, compositor e freire da Ordem de Cristo”, por Cristina Maria de Carvalho Cota, doutoranda da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.
A iniciativa conta com a participação de um dueto de saxofones da Associação Canto Firme que, um pouco mais tarde, das 17h30 às 18h30, abre as portas do Auditório Fernando Lopes Graça com um ensaio da sua Orquestra de Sopros aberto ao público.
À noite, pelas 21 horas, no recuperado espaço da Levada de Tomar haverá concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Nesse mesmo lugar, e também às 21 horas, mas de amanhã, sexta-feira, dia 2, acontecerá novo concerto, desta feita pela Banda da Sociedade Nabantina.
Finalmente, mas não menos importante, no sábado, 3, pelas 17h00, o Cine-Teatro Paraíso recebe um concerto comemorativo dos 20 anos da vitória da Banda da Sociedade Gualdim Pais no concurso “À Volta do Coreto”, da RTP, no qual não faltarão antigos instrumentistas daquela formação. Em resultado desse prémio, a Câmara Municipal de Tomar decidiu então atribuir a medalha de ouro da cidade à Banda da Gualdim Pais, decisão essa que, 20 anos depois, irá ser neste dia concretizada. www.cm-tomar.pt