Maria Tomé, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um brilhante 11 ºlugar, na passada sexta-feira, 12 de agosto, em Munique (Alemanha), no Campeonato da Europa de Triatlo em Elites na distância olimpica (1500m/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), com um tempo de 1h53m47s, apenas a 1m37s de Non Stanford, a britânica campeã da Europa.
Maria Tomé ficou radiante com este 11 ºlugar conquistado no europeu de triatlo em elites, um feito digno de registo para a jovem de apenas 21 anos. Depois de várias provas no circuito mundial que não lhe correram de feição, Maria Tomé admitiu que este brilharete lhe aumenta a confiança de poder participar em Paris 2024. “Bom indicador para a segunda metade da época, estou muito satisfeita, pois foi o meu melhor resultado de sempre em campeonatos da Europa”.
Com 1,53m de altura e somente 45 quilos, a atleta do Clube de Natação de Torres Novas assume não se sentir muito “confortável no contacto” na natação — “falta essa confiança em mim” -, contudo revelou-se muito agradada com o seu rendimento no ciclismo e na corrida final. “Foi uma natação um bocado atribulada, com muito contacto entre as raparigas. A seguir à primeira transição tentámos apanhar o grupo mais à frente. Na bicicleta fomos muito rápidas e reduzimos o espaço para o grupo da frente. Depois a corrida foi controlada, pois eram 10 km”, resumiu.
Numa prova com 58 participantes, estiveram mais 2 portuguesas presentes, que se viram envolvidas numa queda aparatosa no ciclismo, mas que não deixaram de terminar a sua prova: Melanie Santos foi 24ª e Helana Carvalho 41ª.
A prova do setor masculino do Campeonato da Europa de Triatlo em Elites, que se realizou no sábado, contou apenas com a presença de um atleta do Clube de Natação de Torres Novas.
Erwin Vanderplancke, representado a seleção belga, terminou na 38 ªposição, longe do que ambicionava, enquanto Ricardo Batista não conseguiu alinhar à partida, devido a um acidente de bicicleta, antes de colocar o material de prova no parque de transição, fraturando o rádio do braço esquerdo.
Para o técnico Paulo Antunes, este campeonato europeu foi um misto de emoções. “Muito satisfeito com o resultado alcançado pela Maria que abre excelentes perspetivas para a 2ª metade da época, mas triste pelo infortúnio do Ricardo e pelo resultado menos conseguido do Erwin. Sempre do vosso lado e muito orgulhoso do vosso percurso.”
Entretanto, estiveram mais atletas portugueses presentes nesta prova do europeu de triatlo em elites, com o destaque para o 6ºlugar de João Pereira, Vasco Vilaça terminou no 13 ºlugar e Miguel Tiago Silva na 28 ªposição.
No domingo, 14 de agosto, realizou-se a prova do europeu de triatlo em estafetas mistas, com Maria Tomé integrada na equipa nacional, juntamente com Vasco Vilaça, Melanie Santos e João Pereira, a alcançarem um excelente 7ºlugar, mantendo desta forma o sonho vivo do apuramento de Portugal para Paris 2024.
Erwin Vanderplancke, foi outro atleta do clube torrejano, a participar nesta prova de estafetas mistas, mas pela seleção belga, contribuindo para um brilhante 4 ºlugar da Bélgica.