Numa nota enviada para a redação da Hertz, pode ler-se que esta formação especializada, funcionará presencialmente e online, pretende responder aos novos desafios da informação no meio digital. Contar estórias online, que sejam relevantes para as pessoas, é o principal desafio. Fazê-lo de forma criativa, mas rigorosa, recorrendo a diferentes formatos e abordagens, é o meio para lá chegar.
A informação em contexto digital e a informação de proximidade são duas facetas do jornalismo atual que procura, cada vez mais, corresponder às necessidades dos cidadãos que se interessam pelo que se passa à sua volta. Querem informação rigorosa, mas também apelativa, dinâmica, intuitiva e criativa. Por isso surgem novos formatos e novas abordagens no meio digital, que permitem aos jornalistas informar de forma adaptada ao tempo atual.
O excesso de conteúdos e a diversidade de meios que os disponibilizam são frequentemente apontados como os responsáveis pela desinformação. Importa reconhecer a importância dos Média de Proximidade num contexto de proliferação de conteúdos, assim como focar a produção jornalística no que é realmente importante para as pessoas, contando estórias que não só as contextualizam no seu meio, como também lhes abrem horizontes, sem nunca esquecer a relevante missão de escrutínio.
A Pós-Graduação em Jornalismo Digital de Proximidade (PGJDP), que funcionará entre outubro de 2022 e junho de 2023, na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), pretende responder às necessidades de formação de profissionais neste novo contexto, assim como à necessidade de atualização por parte de profissionais, com um plano curricular que reflete as práticas mais recentes adotadas pelos Média no campo digital.
Os estudantes adquirirão competências exigidas pelo meio jornalístico online atual através de Unidades Curriculares ministradas por um corpo docente constituído por docentes do Instituto Politécnico de Tomar (de diferentes áreas que se complementam: Jornalismo; Design; TIC; Fotografia) e por docentes convidados com reconhecida prática profissional no campo do Jornalismo Multimédia.
A PGJDP assume-se como uma formação profissionalizante, dando seguimento à formação ministrada pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através da sua Licenciatura em Comunicação Social, nomeadamente o perfil de Jornalismo. Esta formação pretende dar origem a um Mestrado Profissionalizante, no qual se reforçarão os laços com projetos de Média digitais e de Proximidade, concretizando-se um desafio inovador no campo da formação superior nesta área.
As candidaturas decorrem até 9 de setembro, estando todas as informações relevantes disponíveis em www.ipt.pt. Podem candidatar-se a esta formação não só licenciados em Comunicação Social e áreas afins, como também profissionais que sintam a necessidade de atualização, de forma prática
Candidaturas e + informações em www.ipt.pt