Realizou-se este domingo em Dornes mais uma edição do Cirius – Teatro de rua, uma iniciativa que se realiza num percurso de 3,5 km, nos cruzeiros entre Paio Mendes e Dornes.
Iniciado há cerca de 20 anos, o evento não se realizava desde 2015 devido à pandemia e realizou-se num dia particularmente quente, contado ainda assim com a presença de algumas centenas de pessoas.
Com encenação de Ana Paula Eusébio, o Círius contou com a participação de cerca de 200 atores amadores, principalmente com ligação às associações do concelho e de músicos das duas filarmónicas do concelho que ao longo do percurso interpretaram melodias suaves e contemplativas.
Em cada cruzeiro evidenciou-se um momento da Paixão de Cristo, mas sem foco religioso, destacando os valores do Amor, do Respeito, da Honestidade, da Humildade e da Gratidão. Ficou, para todos, um conjunto de questões para refletir: trazendo Jesus Cristo aos dias de hoje, o que diria Ele? quem seria o Seu inimigo? a quem se juntaria?
O Município de Ferreira do Zêzere agradece penhoradamente a todos os participantes e elementos da produção deste evento, na certeza de que se traduziu num momento de enorme orgulho para o concelho e para os ferreirenses.
Estão de parabéns os atores das Associações de Ferreira do Zêzere: Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Chão da Serra, Associação de Marinheiros, Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio de Dornes, Associação de Pais de Ferreira do Zêzere, Associação de Trabalhadores do Município de Ferreira do Zêzere, Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense, Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, Centro Recreativo e Cultural de Carvalhais, Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, Grupo Folclórico Juvenil e Infantil do Bêco de Santo Aleixo, Moto Clube de Ferreira do Zêzere, Rancho Folclórico da Alegria de Alqueidão S. Amaro, Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias, Sociedade Filarmónica Ferreirense e Sport Club de Ferreira do Zêzere.
Ferreira do Zêzere distingue-se pelas suas gentes e pela capacidade para bem receber, encantando e construindo sentidos.