O novo Lagar de Vila de Rei foi inaugurado no passado dia 19 de Setembro, Feriado Municipal do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal, e de Paulo Brito, Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei. Situado na Zona Industrial do Souto, numa área de implementação de 714 m2, esta nova infraestrutura oferece aos produtores locais a possibilidade de transformar os seus produtos agrícolas, nomeadamente a azeitona e o medronho, proporcionando que estes possam aumentar os seus rendimentos através da produção agrícola.
Este novo espaço é composto por 13 compartimentos entre armazém, zona de embalamento, depósitos e zonas de entrada de azeitona, caldeiras e batedeiras. A sua construção, a cargo da Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda, teve um custo de 179.000€ enquanto que o fornecimento e montagem de equipamento, contratado à firma Gil e Mendes, Lda, apresentou um custo de 289.707,44€. O Presidente do Município Vilarregense, Ricardo Aires, adiantou que “esta unidade é um projeto que considero essencial para promover e dinamizar a agricultura no Concelho e que pode incentivar os Vilarregenses a voltarem a explorar os terrenos agrícolas e que, ao mesmo tempo, permite também a limpeza dos terrenos e consequente mais-valia para a prevenção de fogos florestais.
O nosso território apresenta excelentes condições para o cultivo, por exemplo, da oliveira e do medronheiro, e a construção desta nova infraestrutura vem dotar o Concelho com as condições necessárias para o seu mais proveitoso escoamento.”
O novo Lagar entrará em funcionamento ainda este ano, estando já disponível para a campanha de 2015.