No passado dia 24 de Setembro foi realizada uma visita preparatória ao Julgado de Paz de Vila de Rei pelo juiz presidente do Conselho de Gestão do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, José Avelino Gonçalves, com vista à implementação do sistema de videoconferência neste serviço.
Este serviço poderá ser utilizado pelos munícipes nas diligências determinadas pelos diversos tribunais a que o concelho está ligado, e fará com que sejam evitadas várias viagens, traduzindo mais conforto numa matéria tão importante como a justiça.
Este sistema de videoconferência já é utilizado entre tribunais de diferentes concelhos do país e em outras entidades tuteladas pelo Ministério da Justiça. De acordo com José Avelino Gonçalves, Vila de Rei será das primeiras autarquias do país a disponibilizar aos seus munícipes um sistema de videoconferência. Considerando a assinatura do protocolo um passo importante no objetivo de aproximar as pessoas da justiça, destacou a importante ligação estabelecida com as autarquias.
Para o Presidente de Câmara Ricardo Aires, “este serviço depois de implementado será uma mais-valia para todos os munícipes no acesso à justiça, na medida em que trará comodidade, segurança e rapidez em todo o processo. Vem aliás, de encontro à nossa política de proporcionar aos Vilarregenses serviços que até aqui não haviam em Vila de Rei, como sejam os Espaços do Cidadão, o Gabinete de Inserção Profissional, o CLDS+, a construção de um novo lagar, entre outros.”