Não podia começar melhor, a defesa do título do nacional de triatlo por clubes para o Clube de Natação de Torres Novas, que venceu o 37º Triatlo de Peniche, no sábado, 4 de junho, naquela que foi a primeira etapa do nacional 2022. Os atletas do emblema torrejano estiveram imparáveis e, de uma forma brilhante, venceram esta etapa – a equipa masculina e, desta vez, também a equipa feminina – o que, neste setor, acontece pela primeira vez no triatlo torrejano. Individualmente, o destaque vai para Maria Tomé e Ricardo Batista, que venceram a prova, sendo que todos os atletas do Clube de Natação torrejano tiveram uma boa prestação nesta prova disputada no formato de distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), demonstrando um grande espírito e trabalho de equipa para alcançarem o objetivo final, vencerem coletivamente.
Começando pelo segmento de natação, quatro atletas do Clube de Natação integraram um grupo de cinco que saiu com alguma vantagem da água. Ricardo Batista, Lucas Jouin, João Nuno Batista e José Pedro Vieira lançaram-se para o ciclismo com mais um atleta do Olímpico de Oeiras, Miguel Tiago Silva, confirmando-se que a luta na prova se iria desenrolar entre as 2 equipas, mas também com a equipa do Benfica, com a presença dos atletas olímpicos João Pereira e João Silva. No final da corrida, Ricardo Batista venceu com uma vantagem de 53 segundos para os 2º e 3ºclassificados, João Pereira e João Silva do Benfica. Erwin Vanderplancke terminou em 5ºlugar, João Nuno Batista em 8º (1ºcadete) e Gonçalo Oliveira em 12º, fecharam o 1ºlugar para a equipa masculina, mas com mais 5 atletas torrejanos logo a seguir no 13º ao 17ºlugar, Tiago Fonseca, Gustavo do Canto (1ºjunior), Pedro Afonso Razões (2ºcadete), José Pedro Vieira e Lucas Jouin. Ainda no top25, Abel Afonso foi 22ºclassificado e Manuel Bartolomeu 25º (3º cadete).
No setor feminino, Maria Tomé venceu destacadíssima a sua prova com 2 minutos de vantagem para a 2ªclassificada. Joana Miranda e Beatriz Ferreira repetiram os lugares alcançados em Oeiras no domingo anterior, 8º e 9ºlugares, fechando o 1ºlugar da equipa do Clube de Natação de Torres Novas, e sendo também as 3 primeiras classificadas do Campeonato Nacional de Triatlo Universitário individual. Catarina Moutinho no 26ºlugar, Mafalda Leirião no 28º e Claudia Orvalho no 36º, foram mais 3 atletas torrejanas que completaram a prova em Peniche.
Ainda em masculinos, Afonso do Canto e Martim Salvador terminaram na 41ª e 42ªposições, Francisco Borges na 70ª, David Paiva na 72ª, Rui Razões na 111ª, Artur Conde na 191ª, e o veterano José Sério na 268ª. Uma palavra de incentivo para Guilherme Pires, com mais uma vez o azar a bateu-lhe à porta, um furo logo no início do ciclismo, não o deixou concluir a sua prova.
AQUATLO JOVEM DE CORUCHE – Francisco Carvalho é campeão nacional
Francisco Carvalho, atleta juvenil do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou o título de Campeão Nacional de Aquatlo ao vencer o Aquatlo Jovem de Coruche, que se realizou este domingo, 5 de junho, enquanto o seu colega de equipa, Dinis Ferreira alcançou o 2º lugar na mesma categoria. Tratou-se da 3ª etapa do campeonato nacional de triatlo jovem, desta vez em formato de aquatlo (natação e corrida), com mais jovens atletas do Clube de Natação torrejano a participarem nesta prova em Coruche, sendo as seguintes as suas classificações:
- Diana Brito – 9ºlugar Benjamins Fem.
- Beatriz Carvalho – 4ºlugar Infantis Fem.
- Madalena Alves – 13ºlugar Infantis Fem.
- Santiago Magalhães – 5ºlugar Infantis Masc.
- Francisca Leirião – 6ºlugar Iniciados Fem.
- Barbara Mendes – 10ºlugar Iniciados Fem.
- Bianca Mendes – 15ºlugar Iniciados Fem.
- Salvador Fonseca – 29ºlugar Iniciados Masc.
- Ana Julia Monteiro Marques – 15ºlugar Juvenis Fem.
- Mateus Nascimento – 15ºlugar Juvenis Masc.