Uma comitiva com mais de 60 praticantes da Banda Filarmónica de Itajaí (Santa Catarina, Brasil) chegou a Abrantes no dia 18 de setembro para participar, até dia 28, num intercâmbio cultural supramunicipal envolvendo os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal e a parceria da Sociedade Instrução Musical Rossiense (Abrantes), da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro (Constância) e a Filarmónica União Sardoalense (Sardoal). A comitiva está alojada no Quartel do Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência (antiga Escola Prática de Cavalaria).
O intercâmbio partiu de um desafio lançado pelo projeto “Primeira Aula de Música”, uma iniciativa coordenada pelo diretor artístico, o maestro e músico abrantino José Miguel Rodrigues.A acontecer em pleno arranque do ano escolar, a iniciativa resulta de uma experiência formal de parceria entre os municípios e praticantes, envolvendo ainda as diferentes comunidades educativas, oferecendo aos alunos a possibilidade de alargar o seu ambiente de aprendizagem musical, vivenciando de perto um conjunto de experiências diversificadas e aprendendo mais em contexto interativo.
Workshops, palestras, aulas de música, concertos e desfiles de bandas são as diversas atividades a decorrer (consultar programa no Facebook do município). O concerto de encerramento do programa de intercâmbio decorrerá no dia 27 de setembro, a partir das 17h00, na praça do Aquapolis Sul (Rossio, Abrantes), num espetáculo musical com a participação das quatro bandas filarmónicas.