Integrado na Semana da Ascensão o concelho recebeu logo de manhã a primeira edição do trail “Coração do Ribatejo”, que contou com a presença de mais de 700 participantes, numa organização da secção de Trail da União Desportiva da Chamusca. O trail contou com duas provas com carater competitivo, uma de 27kms, no qual os atletas passaram pela Chamusca e percorreram terrenos de mato nos arredores da vila de Ulme e outro trail mais curto, de 17kms, que contou com a participação da maioria dos atletas. Sem carater competitivo, decorreu a Caminhada e o Mini Trail, numa extensão aproximada de 10kms. O percurso do trail foi estudado e traçado para que os atletas pudessem usufruir e descobrir a beleza e o encanto da charneca e da Lezíria.
Durante a manhã a vila recebeu também o Passeio Hípico Ascensão 2022, que contou com a organização da Associação Hípica do Concelho da Chamusca. A manhã terminou com a entrega do Troféu Nacional Moto Ralis Turísticos /FMP, numa organização dos Motards do Ocidente.
A tarde teve início com uma visita protocolar ao Páteo Ascensão, seguida da apresentação do livro “Costumes e Tradições – Associações Etnográficas do Concelho da Chamusca”, que contou com a presença de Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca e de Susana Cruz, autora do livro.
Esta obra resultou de um trabalho de investigação minuciosa feita por Susana Cruz, ao longo de vários meses, com o objetivo de contar a história do concelho da Chamusca e descrever os seus costumes e tradições, valorizando, ainda mais, o património cultural da região chamusquense. A obra contou com a colaboração da Câmara Municipal da Chamusca, das várias associações etnográficas e da banda filarmónica do concelho da Chamusca, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes. No final da apresentação foi entregue, numa cerimónia simbólica, um livro a cada uma das associações. “Só conhecendo o nosso passado, a nossa história e as nossas tradições podemos compreender o presente e preparar o futuro, e estou certo de que esta obra é um grande contributo para as atuais e futuras gerações, convidando-nos a reviver passados longínquos e recentes”, salientou Paulo Queimado.
Para Susana Cruz, desenvolver este projeto “foi um desafio muito grande, não só pelo trabalho em si, mas também porque foi uma descoberta incrível e fascinante da região do Ribatejo, que quase não conhecia e que me deslumbrou”. A autora salientou que “As associações são o espelho daquilo que é a entidade regional e que este livro é um verdadeiro contributo para a divulgação da tradição, dos usos e costumes do concelho da Chamusca.”
O programa da Semana da Ascensão vai continuar pela noite com o espetáculo de Herman José que promete um concerto recheado de humor, música e muitas gargalhadas.
A maior semana do Concelho da Chamusca segue amanhã com um dia totalmente dedicado à população sénior. Do programa faz parte um espetáculo de Fado com Emanuel Moura, seguido do workshop “Tricotin”, na Oficina Colaborativa da Chamusca. Às 18h00 terá lugar a Visita Protocolar ao Espaço Social, segue-se o espetáculo Musical Banda Chamusc’arte, uma prova de Licores e Ferraduras pelo Centro de Apoio Social da Carregueira, terminando com o espetáculo da grande fadista Sara Correia.