No dia 3 de outubro, às 21h30, Elmano Sancho apresenta no Teatro Virgínia a peça Misterman, um monólogo a partir da obra do premiado dramaturgo EndaWalsh.Tohmas, um menino/homem de 33 anos, sai todos os dias de casa, munido de uma agenda, para inspecionar o comportamento dos habitantes da aldeia e o cumprimento dos valores morais e éticos. Thomas tem a convicção de que se trabalhar muito poderá erradicar o pecado, resgatar os seus compatriotas, salvar o mundo e sentar-se ao lado de Deus. Ao conhecer Edel, julga ter encontrado uma aliada na sua missão. Vive só com uma mãe incapacitada e assume a liderança da casa desde que o pai morreu.
A determinação em controlar tudo, mais não é do que uma tentativa vã de controlar um espaço mais amplo, impalpável, inatingível, enigmático, traiçoeiro: o da sua mente. Desde a trágica morte de Edel, encontra-se escondido num depósito abandonado no campo. Só, fechado, marginalizado, vive num espaço insalubre, com alguns objetos indispensáveis: a farda do pai e gravadores antigos de fita magnética.
O espetáculo, destinado a maiores de 16 anos, tem lotação limitada a 100 lugares. O bilhete custa 7,5€.
Biografias:
EndaWalsh nasceu em Dublin em 1967. O seu primeiro trabalho criativo surgiu quando se mudou para Cork e colaborou com o encenador PatKiernan do Corcadorca. Em 2008 obtém enorme sucesso com A Farsa da Rua W representada na Escócia, em Londres e em Nova Iorque. Seguem-se diversas adaptações.
Elmano Sancho tem o curso de Formação de Atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Estudou, ainda, em Madrid, Nova Iorque, São Paulo e Paris. Representou em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Turquia, Cabo Verde, Irão e Japão.