O próximo mês de junho em Vila de Rei vai ser marcado por uma agenda de eventos bastante diversificada e de qualidade, com espetáculos culturais e desportivos para todos os gostos. A abrir o mês, nos dias 3 e 4 de junho, o Festival Rock na Vila promete voltar a trazer milhares de festivaleiros ao Parque de Feiras de Vila de Rei. O evento conta com as atuações dos Artigo 21, (Re)Invention, Murta, DJ Nuno Calado e DJ Gonçalo Farinha, na sexta-feira, e de Blues e Outros Tons, Palomita e Los Gringos Locos, Plutonio, DJ Kiss Kiss Bang Bang e DJ Seadas e MC Pinkie na noite de sábado.
As entradas para o 17º Festival Rock na Vila são gratuitas, tal como o campismo que apresenta excelentes condições para quem desejar acampar e usufruir do evento em toda a sua plenitude.
Durante os dias do Festival, a 3 e 4 de junho, a Piscina Descoberta de Vila de Rei vai abrir as suas portas, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00, dando a oportunidade aos festivaleiros e a todos os interessados de se refrescarem nestes dois dias de calor. Logo ao lado, no Skate Park de Vila de Rei, vai decorrer, na sexta-feira, 3 de junho, a iniciativa ‘PARK SESH’, dinamizada pela Academia dos Patins. Das 16h00 às 20h00, irão decorrer demonstrações de desportos extremos, como skate, patins e BMX, por alguns dos melhores atletas a nível nacional. Os amantes destas modalidades terão oportunidade fantástica de conviver com os atletas e aprender com eles as manobras que sempre sonharam fazer. O evento conta ainda com animação de um DJ convidado e a apresentação por um speaker.
No dia 4 de junho, sábado, o Parque da Ribeira da Vila vai receber a atuação do DJ ZukaTuga, entre as 18h00 e as 22h00, num aperitivo para o segundo dia do Festival Rock na Vila. Pelas 21h00 do mesmo dia, irá decorrer a apresentação do ‘Video-Mapping em Movimento’. Integrado no projeto Fôlego, do qual o Município da Vila de Rei é parceiro, o evento consiste num desfile de um carro a pedais com som e luz movidas a energia solar sem qualquer tipo de combustão. Toda a população é convidada a juntar-se ao video-mapping em movimento, incorporando o cortejo atrás do carro, sendo distribuídas luzes pelos participantes.
No fim-de-semana seguinte, nos dias 10, 11 e 12 de junho, serão três os artistas a atuar em Vila de Rei, em iniciativas inseridas na programação do projeto ‘Caminhos da Natureza’. Na sexta-feira, 10 de junho, o Parque da Ribeira da Vila recebe a atuação de Arianna Casellas. De Venezuela a Portugal, Arianna traz consigo uma herança de narrativas e canções de outros tempos. Escutá-la é descortinar não só um conjunto de memórias pessoais, da infância em Caracas e da juventude no Porto, mas também uma noção muito pessoal do que deve ser – e soar –a dita folk.
No dia 11 de junho, sábado, o concerto será na Igreja da Misericórdia e estará a cargo do músico vimaranense Rui Souza. O artista tem sido responsável por criações, tanto para teatro como para cinema. Apresenta igualmente trabalhos como Dada Garbeck, com passagens por importantes salas de concertos e alguns festivais expressivos no panorama musical português. No domingo, 12 de junho, os concertos regressam ao Parque da Ribeira da Vila, com a atuação de Tózé Bexiga. Com vários projetos já realizados, desde o rock à música experimental, fusão e música improvisada, Tózé Bexiga tem-se dedicado, nos últimos anos, à exploração do reportório tradicional e de um instrumento em particular: a viola campaniça. Tem vários trabalhos em cinema, teatro, dança contemporânea e teatro de marionetas.
Bia Maria, cantora natural de Ourém, é a artista responsável pelo concerto de 16 de junho, na Aldeia do Xisto de Água Formosa. Iniciou os estudos musicais desde cedo na escola local onde se foi apaixonando com o passar do tempo pelos mesmos. Licenciada em Direção Coral e Formação Musical, na ESML, decidiu que é altura do mundo ouvir a sua voz e as mil e uma ideias que correm por segundo na sua cabeça. No dia seguinte, a 17 de junho, o espetáculo muda-se para São João do Peso, com a atuação de Márcia. Considerada um dos maiores talentos da composição em língua portuguesa, Márcia é autora de temas como “A Insatisfação”, “Cabra Cega” e “Tempestade” e escreveu já para artistas como Ana Moura, António Zambujo e Sérgio Godinho, entre outros. Estes concertos fazem igualmente parte da programação do projeto ‘Caminhos da Natureza’.
Ainda no mesmo fim-de-semana, a 18 de junho, o Parque da Ribeira da Vila vai receber a iniciativa ‘Jogos do Helder’. Desafios para todas as idades, que criam pontes geracionais e culturais, e que prometem uma tarde bastante animada para todos. A iniciativa faz parte da iniciativa ‘Caminhos das Pessoas’. Ana Bacalhau é a artista que irá atuar a 24 de junho, na Fundada. Nome incontornável da música nacional, Ana Bacalhau tornou-se conhecida do grande público como vocalista da banda Deolinda, tendo, depois disso, trabalhado já com artistas como Sérgio Godinho, Xutos & Pontapés, Pedro Abrunhosa ou Ana Moura. Em 2017 lançou o seu primeiro álbum em a solo, intitulado ‘Nome Próprio’, e atuou já nos principais palcos nacionais.
No dia seguinte, a 25 de junho, o Parque da Ribeira da Vila vai receber o comediante Pedro Tochas, que apresentará o seu projeto ‘O Palhaço Escultor’. Neste espetáculo, usando nada mais do que a sua imaginação e com uma pequena ajuda do público, ele constrói uma história de amor sem dizer uma única palavra, com heróis, vilões e batalhas épicas. Uma experiência fantástica para toda a família que irá divertir e surpreender.
A terminar a agenda de junho, o Parque da Ribeira da Vila vai ainda receber o concerto de ‘Homem em Catarse’, alter-ego do multi-instrumentista e compositor Afonso Dorido. O artista dará a conhecer “Sete Fontes”, disco completamente escrito ao piano e inspirado em sete lugares de Braga, cidade onde está radicado. Os espetáculos deste fim-de-semana fazem também parte da iniciativa ‘Caminhos das Pessoas’.