Mais um fim-de-semana com a secção de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas a inscrever na sua história mais três novos acontecimentos de grande nível e competência dos seus atletas e do seu responsável técnico, Paulo Antunes. Começamos por Yokohama no Japão, aonde Ricardo Batista alcançou o 8º lugar na 1ª etapa da WTCS (World Triathlon Championship Series) e a consequente entrada no projeto olímpico do Comité Olímpico Português. Ricardo Batista esteve a competir entre os melhores triatletas do mundo, que têm o mesmo tipo de objetivos, mas mais uma vez não se deixou inibir e depois de uma natação e ciclismo bastantes fortes entrou para corrida decidido a dar o seu melhor, terminando desta forma em 8ºlugar, com o mesmo tempo do atleta do Benfica, Vasco Vilaça, que se classificou no 7ºlugar, ou seja 1h44m52s, numa prova disputada em distância olímpica (1500m/natação, 40kms/ciclismo e 10kms/corrida). Para Ricardo Batista, esta foi uma prova que: “sabia que podia estar entre os 20 primeiros e saio daqui com um oitavo lugar. Estou muito satisfeito. Foi um orgulho competir ao lado do Vasco e do João Silva.” Esta prova em Yokohama contou ainda com a presença de mais 2 atletas que representam as cores torrejanas. Na prova feminina e na sua estreia em WTCS, Maria Tomé obteve um excelente 30ºlugar, enquanto o atleta belga Erwin Vanderplancke foi 39ºclassificado.
1ª Etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo – João Ferreira e Clube de Natação de Torres Novas venceram em Caminha
João Ferreira tornou-se em mais acontecimento histórico do Clube de Natação de Torres Novas ao ser o primeiro atleta com as cores torrejanas a vencer um triatlo longo nacional. O mesmo aconteceu com o emblema torrejano, que venceu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo por Clubes. Tudo isto aconteceu em Caminha, no domingo, 15/maio, com os atletas torrejanos a dominarem a prova constituída por 1900m/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida, e disputada com muito vento que condicionou o desempenho dos atletas sobretudo o segmento de ciclismo. João Ferreira, que saiu do segmento de natação em 2º lugar, mas passou logo para frente no ciclismo, e foi sempre conseguindo aumentar vantagem para os seus mais diretos adversários, concluindo a sua prova com um tempo total de 3h50m07s, com 9m05s de vantagem para o 2ºclassificado.
A equipa torrejana alcançou o 1º lugar por equipas com três atletas no TOP 10, com Guilherme Pires, na sua estreia em longa distância com um excelente 7º lugar, depois de ter saído no 1º lugar no segmento da natação, e Luís Moleiro no 8º lugar. Estes dois atletas a serem também 1º e 2º no grupo de idades 20-24 anos. Participaram ainda nesta prova Adriano Correia, atleta regressado do IRONMAN dos Estados Unidos, que se classificou no 28º lugar, e Rui Razões que terminou na 72ª posição. André Duarte não conseguiu concluir a sua prova. A participação de uma equipa de estafetas constituída por atletas torrejanos, Marco Carreira, José Pedro Vieira e Manuel Fonseca, também não foi feliz nesta prova, apesar de ter chegado a estar em 1ºlugar, não conseguiram terminar a sua prova.
TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO em CAORLE na Itália – Pedro Razões na Taça da Europa em juniores
Pedro Razões foi mais um atleta do Clube de Natação de Torres Novas em ação, ao representar a seleção nacional de triatlo em juniores na Taça da Europa de Triatlo que se realizou em Caorle, na Itália. Pedro Afonso Razões esteve presente na final da prova disputada em formato de super-sprint no sábado, 14/maio e terminou no 26ºlugar, depois de ter conseguido o apuramento na semi-final realizada no dia anterior, e aonde terminou no 5ºlugar. No domingo, integrou uma equipa de estafetas mistas da seleção nacional, que obteve o 6ºlugar.