A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 235 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo e provoque mais de 300 000 mortes por ano e, para sensibilizar os cidadãos, estabeleceu a primeira terça-feira de maio (desde 1998) para os países tomarem medidas preventivas contra a doença.
A OMS tem lançado desafios a instituições e populações para adotarem comportamentos que promovam a saúde e reduzam os efeitos nefastos da asma, a qual é uma doença crónica do sistema respiratório cujos estilos de vida “stressantes” e condições ambientais desfavoráveis concorrem para o seu descontrolo.
Em Tomar a USF de Santa Maria, a USF de Marmelais, a UCSP de Tomar, a URAP Médio Tejo uniram-se para estreitar relações na consciencialização dos profissionais de saúde, doentes e associações, visando a melhoria dos cuidados na asma e controlo da doença.
As Farmácias e Laboratórios da cidade, o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar e ainda a Divisão de Desporto da CMT, são parceiros fundamentais para alcançar o sucesso desejado da atividade que irá decorrer no próximo mês.
A organização do “Dia Mundial da Asma” em Tomar, além de promover o diálogo e a interação dos profissionais de saúde, apela aos tomarenses para participarem em “força” nas atividades, pois “passo a passo” ganham saúde e defendem o seu bem-estar.
Em termos operacionais, a organização projetou iniciativas para o dia da asma, genericamente designadas por “CaminhASMA”, tendo a seguinte estruturação:
No dia 4 de maio, para “abraçar” a efeméride haverá uma mini “CaminhASMA”, às 10.30 horas, no Estádio Municipal de Tomar, dedicada às crianças da creche “Academia de Sonhos”, enquanto que na parte da tarde será a vez da caminhada de todos os tomarenses, sendo também convidados os conterrâneos dos Lares e Centros de Dia, em regime de IPSS.
Esta “caminhASMA” será realizada no pulmão natural da cidade, ou seja, a Mata dos Sete Montes, a partir das 15.30 horas, já que a concentração dos caminhantes será na Biblioteca Municipal de Tomar, pelas 14.30 horas, onde acontecerá uma “conversa” sobre a asma, entre um Médico de Família de Tomar e um Pediatra do CHMT.
O coordenador da “CaminhASMA”, Drº Daniel Castro, lembra que além de vestirem o habitual “fato de treino”, os tomarenses deverão fazer a inscrição presencial no Pavilhão Municipal de Tomar, ou nas USF de Santa Maria e Marmelais, ou em qualquer polo de saúde do concelho, ou nas Farmácias e Laboratórios, ou ainda nas plataformas eletrónicas através do QR CODE.
Os organizadores expressaram ainda a vontade de “abrir a porta” a outros eventos para as unidades de saúde estreitarem relações com a comunidade, promoverem iniciativas dirigidas aos problemas dos utentes, fomentarem a prática física dos pacientes para melhorarem a saúde, combaterem o isolamento e a marginalização dos idosos e fazerem a prevenção primária e a alteração de maus hábitos comportamentais e sociais.
José Rogério