Ao penúltimo dia de competição da Festa do Basquetebol Juvenil, que está a decorrer em Albufeira (Algarve), já é possível fazer um balanço, nomeadamente da participação da comitiva de Santarém, após a realização dos últimos jogos desta 2.ª fase. Estão definidos então os finalistas da competição, que encerra esta quinta-feira. Porto e Lisboa medirão forças pelos títulos de Sub16 masculinos e femininos e sub14 femininos, enquanto a Associação lisboeta defrontará Aveiro na final de sub14 masculinos. Os quatro jogos decisivos estão marcados para as 9 horas, com transmissão na FPBtv.
Sub14 masculinos
Na Divisão A, Lisboa venceu o Porto por 44-36, enquanto Aveiro ultrapassou (70-42) Setúbal e Braga bateu a Madeira por 73-28.
Por seu turno, no Grupo de Promoção, o comandante Coimbra levou a melhor (62-24) sobre Castelo Branco, o Algarve somou dois pontos (69-49) contra os Açores e Santarém venceu Viana do Castelo por 49-36, ficando assim na 10.ª posição da geral, o que implica a descida à Divisão B.
Sub14 femininos
A terminar a 2.ª fase, na Divisão A, o Porto ficou na liderança invicta ao ultrapassar a Madeira por 57-34, enquanto Lisboa suplantou (48-25) Setúbal e Aveiro superiorizou-se (60-37) ao Algarve.
ê
Quanto ao Grupo de Promoção, Leiria bateu Vila Real por 48-22, Viseu desfeiteou (45-24) Viana do Castelo e Santarém sorriu (46-20) diante dos Açores, conseguindo na permanência na Divisão A e o 8.º lugar da classificação geral.
Sub16 masculinos
O Porto terminou no comando da 2.ª fase da Divisão A graças a uma vitória por 48-33 contra Lisboa, no duelo entre Algarve e Aveiro, a turma aveirense ganhou por 40-35, ao passo que Setúbal ultrapassou Santarém por 74-33, ficando assim a seleção em 6ª posição da geral, a melhor classificação das 4 equipas em competição.
Já no Grupo de Promoção, Coimbra ganhou a Vila Real por 74-20, Braga suplantou (85-22) Viana do Castelo e a Madeira somou dois pontos (58-46) face a Leiria.
Sub16 femininos
Na Divisão A, Lisboa venceu o Porto por 48-44, Aveiro superiorizou-se (69-31) à Madeira e o Algarve sorriu (69-28) diante de Coimbra.
Relativamente ao Grupo de Promoção, Setúbal saiu vitorioso (44-34) do embate contra Viana do Castelo, os Açores aplicaram um resultado de 53-45 ao Alentejo e Braga triunfou (63-38) perante Castelo Branco.
Santarém mantém-se na DIvisão B, apesar da vitória no seu último jogo por frente a Vila Real por (74-39).
Pela tarde a animação foi geral, com um concurso de lançamentos de 3 pontos, a decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Destaque para a excelente participação de Marco Francisco, jogador de Santarém que se classificou em 2.º lugar na competição Sub16 Masculinos.
À parte da competição, a Federação endereçou-nos o convite para visitar o futuro campo 3×3 do projeto BasketArt, visita que contou com a presença de Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europe,
para além do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o vice-presidente da CM Albufeira, Cristiano Cabrita, diretor-executivo da Festa do Basquetebol Juvenil, Vítor Ferreira, o vice-presidente da FPB, Luís Veiga, e elementos de órgãos de comunicação social nacionais e regionais, os responsáveis presentes abordaram o futuro do projeto e o impacto que pode ter na localidade.
A Festa do Basquetebol Juvenil aliou-se ainda à causa do povo ucraniano, assolado pela guerra, através de uma doação de 3088 euros para a Associação “Alegria de Leste”, que está a apoiar refugiados da Ucrânia.
Cada um dos 1544 participantes na Festa deu um contributo de dois euros, num ato que se engloba no projeto “Basket Solidário”.
O momento oficial da doação deu-se esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, e contou a presença de Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europa, Manuel Fernandes, presidente da FPB, Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia algarvia e que esteve em representação do seu presidente, José Carlos Rolo, Vítor Ferreira, diretor-executivo da Festa do Basquetebol Juvenil, Luís Veiga, vice-presidente da FPB, e elementos de órgãos de comunicação social e Andry Vovkunovych, presidente dos “Amigos de Leste”, que se mostrou muito emocionado com este gesto solidário e referiu que “este é um apoio muito significativo para a juventude que ficou afastada da própria terra e família”. Vovkunovych afirmou que “estes refugiados vieram para um país a 4 mil quilómetros de distância e tiveram logo esta resposta muito significativa e carinhosa para todos os jovens que querem reorganizar a sua vida e que querem praticar desporto”.
José António Rosado