O canoísta Fernando Pimenta visitou o concelho de Vila Nova da Barquinha. Depois de uma passagem pelo Castelo de Almourol e pelo Parque de Escultura Contemporânea, o atleta foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, onde assinou o Livro de Honra do Município, sendo o primeiro desportista a fazê-lo. O ponto alto da visita teve lugar nas instalações do Centro Náutico, onde, a convite do Clube Náutico Barquinhense que este ano celebra o seu 29.º aniversário, assistiu ao treino e conversou com os jovens canoístas.
O atleta de 26 anos, natural de Ponte de Lima, já está a preparar as próximas olimpíadas. Com 10 pódios internacionais esta temporada, oito deles em K1, Fernando Pimenta é um dos melhores canoístas do mundo. No dia 5 de setembro, no Rio de Janeiro, Brasil, venceu a prova de K1 1000 do evento teste para os Jogos Olímpicos Rio2016, superando os seus grandes rivais desta época. Na sua melhor época de sempre, o canoísta português foi este ano medalha de bronze nos Europeus e Mundiais, prata nos Jogos Europeus de Baku (apenas atrás de Hoff) e ouro na Taça do Mundo de Montemor-o-Velho.
O Clube Náutico Barquinhense foi fundado em 12 de Setembro de 1986 – Presidido na altura por Manuel Carlos Irra, participou pela primeira vez numa prova no dia 28 de Junho de 1987, na III Maratona da Figueira da Foz. Desde a sua fundação, foram muitas as instalações por onde o clube passou, estando agora sediado no Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha, propriedade da Câmara Municipal.
Atualmente presidido por Fábio Leitão, atleta e treinador do CNB, o clube dispõe hoje de cerca de 3 centenas de troféus de Canoagem, Triatlo e Duatlo. Possui cerca de 30 atletas a treinar, no leito do rio Tejo, de forma ativa e prontos a participar em competições nacionais e regionais.
Nos prémios alcançados destaca-se o Reconhecimento de Mérito pelo IDP, na época de 2003 e 2004, assim como o prémio para melhor Treinador Jovem atribuído ao atual presidente Fábio Leitão, em 2004. Nesta época desportiva 2015 o CNB obteve um excelente 3.º lugar nacional e a nível regional (Ribatejo, Lisboa e margem sul obteve) conquistou, ainda este ano, 8 medalhas de pódio. www.cm-vnbarquinha.pt