Chegaram na manhã deste sábado, ao Palácio dos Desportos, em Torres Novas, os restantes dois autocarros que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios asseguraram para com os refugiados ucranianos vindos da Polónia.
O grupo composto por cerca de 80 pessoas (entre mulheres, crianças dos 16 meses aos 16 anos e idosos) foi recebido pela presidente da CIM Médio Tejo, Anabela Freitas, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento Jorge Faria e pela vereadora da Câmara Municipal de Alcanena, Marlene Carvalho.
No local, foi providenciada uma refeição quente, cuidados médicos imediatos e testagem Covid-19 por equipas do ACES Médio Tejo e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Foi também feito o registo dos refugiados, para efeitos de acompanhamento e de documentação necessária.
Deste grupo, alguns foram encaminhados para os vários concelhos do Médio Tejo, como também para vários pontos do país onde têm família.
Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, enalteceu esta ação conjunta “que representou um esforço de todos os municípios e de várias entidades numa causa tão nobre e tão necessária nos dias de hoje”.
A presidente manifestou o sentido de acolhimento da região do Médio Tejo para com os refugiados provenientes deste cenário de guerra, salientado que “a CIM do Médio Tejo encetou esta ação humanitária com grande sentido de solidariedade e de entreajuda para com quem mais precisa”.
Os 13 municípios que integram a CIM do Médio Tejo, Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha irão garantir a integração destes refugiados no território.
Veja aqui a reportagem da Hertz: