O Hospital Distrital Santarém (HDS) participa no consórcio promovido pela associação Health Cluster Portugal para o desenvolvimento de projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, do IAPMEI. Esta candidatura representará uma verba de 135 milhões a ser aplicada em investigação, desenvolvimento e inovação na área da saúde. Esta proposta desenvolverá a sua atividade especificamente através da criação de 132 novos produtos e serviços: biossensores, métodos de diagnóstico, tecnologias relacionadas com vacinas, a criação de um repositório de dados de saúde (anonimizados) e a capacitação de centros de investigação clínica e pré-clínica (ao nível da qualificação dos recursos humanos, processos, metodologias, equipamentos, infraestruturas, etc.). Prevê-se ainda a criação de uma plataforma de inteligência artificial para gerir novos modelos de prestação, contratualização e financiamento da saúde com base em valor gerado para o mercado B2B e B2C.
Este consórcio, liderado pela empresa Prologica, envolve 95 entidades de tipologia diversa onde inclui grandes empresas tecnológicas (Glintt, NOS, SIBS), empresas de várias dimensões na área da saúde (como telemedicina, análises clínicas, moldes e plásticos, embalagens), prestadores de saúde públicos (Centro Hospitalar Universitário São João, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Hospital Distrital de Santarém) e privados, mediadoras de seguros no ramo da saúde (Médis, Multicare), assim como várias universidades (Minho, Aveiro, Coimbra, Nova de Lisboa e Católica Portuguesa).
O HDS foi convidado para participar neste projeto, note-se que apenas 6 hospitais públicos integram o consórcio, graças à dinâmica e diferenciação alcançada nos últimos anos. Este tipo de projeto permite trazer inovação e parceiros de outras indústrias enriquecendo o HDS e melhorando o serviço que presta à população do Distrito de Santarém.