A Rádio Hertz foi distinguida pelo CNID – Associação de Jornalistas de Desporto – com o ‘Prémio Artur Agostinho’, um reconhecimento à escala nacional pelo acompanhamento que a ‘Hertz’ faz ao fenómeno desportivo, com um especial olhar para o hóquei em patins e para o futebol da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém mas ainda para outras modalidades em que são intervenientes clubes e atletas do distrito. O ‘Prémio Artur Agostinho’ é a distinção máxima atribuída a uma rádio neste reconhecimento do CNID. O galardão foi, assim, entregue nesta segunda-feira, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa.
Na sua apresentação aos prémios, o júri que elegeu os diferentes distinguidos refere que a Hertz «acompanha sempre os jogos do Sporting de Tomar em hóquei em patins, em casa e fora», para além «do futebol da zona de Santarém, mas também todas as modalidades. Tem um “site” sempre em atualização», reforça o mesmo texto que, depois, recua ao início da Rádio: «Existe desde 1983, o tempo das chamadas “rádios piratas”. As emissões regulares começaram em 1984, entrou na legalidade em 9 de junho de 1989. São mais de 30 anos de luta e de ligação à comunidade, sempre com grande atenção ao desporto. João Franco é o diretor de uma equipa que, se não é grande em número, tem grande coração. Paulo Pereira e Rui Bugalhão são os “homens do desporto”». Refira-se que o programa mais antigo da grelha informativa é, precisamente, o ‘Hertz Desportivo’, que ainda é emitido na atualidade. Fausto Assis foi o seu criador, já lá vão cerca de quatro dezenas de anos.
A lista dos galardoados com o Prémio CNID 2020 é, então, a seguinte:
PRÉMIO ARTUR AGOSTINHO
Rádio – Rádio Hertz (Tomar)
PRÉMIO NEVES DE SOUSA
Jornalista – Rui Santos (SIC)
PRÉMIO NUNO FERRARI
Fotógrafo – José Moreira (Record)
PRÉMIO VÍTOR SANTOS
Revelação – Rita Latas (SPORT TV)
PRÉMIO RODRIGO PINTO
Dedicação – Murillo Lopes
História. O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto – ‘nasceu’ em 1966 pela ‘mão’ de alguns dos históricos do jornalismo português, casos de Alves dos Santos, Artur Agostinho, Mário Zambujal, Fernando Soromenho, Manuel Mota, Vítor Sérgio, Mário Cília, Vasco Resende, Carlos Pinhão, Vítor Santos e Aurélio Márcio, entre outros.