O Centro Hospitalar Médio Tejo vai abrir, a partir de 6 de dezembro, os seus Serviços de Patologia Clínica à população, e possibilitar, mediante marcação, a realização de testes à COVID, todos os dias úteis, nas três Unidades e também aos sábados, apenas na Unidade de Tomar.
Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins, independentemente de o motivo estar ou não relacionado com a visita ou acompanhamento de doentes internados no CHMT. O preço dos testes à COVID varia entre os €20 (teste de antigénio) e os €45 (teste PCR).
As excecionais condições existentes dos Laboratórios de Patologia Clínica do CHMT, quer em termos de recursos humanos, quer em termos de equipamentos, permitem às três Unidades hospitalares oferecer este serviço complementar à população. Trata-se de uma inovadora iniciativa do CHMT a nível nacional, que tem como objetivo contribuir para o esforço de testagem nacional, com vista ao controlo da pandemia, oferecendo à comunidade e aos utentes servidos pelos três hospitais do CHMT, uma resposta de proximidade e qualidade, dentro da esfera do Serviço Nacional de Saúde.
Para a realização de testes de COVID-19 nos hospitais do CHMT, os utentes deverão efetuar a marcação do teste para o número de telefone central de cada uma das Unidades, solicitando encaminhamento da chamada para o Laboratório de Patologia Clínica. Em alternativa, o pedido poderá ser remetido de forma eletrónica para o mail SPC_marcacao_Covid@chmt.min-saude.pt. No pedido, o utente deverá referir em que Unidade hospitalar do CHMT pretende realizar o teste.
Os testes realizam-se de segunda a sexta-feira, a partir das 11h00 em qualquer Unidade (Abrantes, Tomar ou Torres Novas), e aos sábados, a partir das 13h00, na unidade de Tomar. O resultado do teste será comunicado ao utente até final do dia da realização do mesmo.