Nos dias 20, 21 e 22 terão lugar as comemorações do 66.º aniversário da elevação de Cernache do Bonjardim a Vila. Trata-se de uma organização conjunta do Município da Sertã, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e do Clube Bonjardim.
As comemorações terão início a 20 de agosto, às 17 horas, com a abertura da exposição “Nuno Álvares Pereira: evidências e legado no concelho da Sertã”, no Ateliê Túllio Victorino. Às 17h30m decorrerá a apresentação e abertura do Polidesportivo do Clube Bonjardim, frente à antiga Escola Primária. A partir das 18h30m o Auditório da União de Freguesias, em Cernache do Bonjardim, acolhe a cerimónia de homenagem a Vasco Nunes (Campeão Regional de Ténis Sub12), seguindo-se a entrega do Prémio Dr. Antunes da Silva ao aluno da união de freguesias que ingressou com a melhor média no Ensino Superior em 2020/2021.
No dia 21 de agosto, o Jardim da Memória, em Cernache do Bonjardim, vai ser palco do concerto de Tiago Silva, a partir das 21h30m, que será também transmitido em directo nas plataformas digitais do Município da Sertã. A 22 de agosto, as comemorações da elevação de Cernache do Bonjardim a Vila encerram com o concerto da Filarmónica União Sertaginense, às 17 horas, no Jardim da Memória, em Cernache do Bonjardim. A entrada nos concertos é gratuita mediante apresentação de bilhete que deverá ser levantado antecipadamente, até 20 de agosto, na sede da União de Freguesias em Cernache do Bonjardim ou na Casa da Cultura da Sertã. Caso ainda haja disponibilidade de bilhetes, poderão ser levantados no local, uma hora antes do início dos concertos.
As comemorações do 66.º aniversário da elevação de Cernache do Bonjardim a Vila decorrerão ao abrigo das recomendações da Direção Geral de Saúde.
Recorde-se que Cernache do Bonjardim foi elevada a vila no dia 20 de agosto de 1955, devido ao seu “grande desenvolvimento demográfico e urbanístico e ao notável incremento industrial e comercial”. O “facto de a povoação ser servida por boas vias de comunicação e estar dotada de instalações de distribuição domiciliária de água e energia eléctrica e de rede telefónica” foram também factores mencionados no Decreto n.º40291 da Direção Geral de Administração Política e Civil. (Fonte: “História da Sertã”, de Rui Pedro Lopes)