O lançamento do livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”, de Vanda Marisa Marques, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação deste livro, lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) com o apoio do Município de Santarém, esteve a cargo de Florinda Matos, Presidente da ICAA – Associação para a Gestão do Capital Intelectual. Este livro é o resultado de uma investigação realizada pela autora e cujo objetivo era perceber quais os principais fatores de identidade da cidade de Santarém que influenciam a satisfação e lealdade dos residentes, apoiada em resultados de estudos anteriores de “city marketing”. Nesta obra, Santarém é apresentada como tendo “uma identidade singular e única”, que se desenvolveu “respeitando o traçado original, e onde harmoniosamente a religião comunga com o civil, em monumentos de manifesto interesse para olhar a arte. É em plena consciência desta singularidade da identidade e do património cultural da cidade que a autarquia, ao longo dos tempos, se tem debruçado sobre os monumentos, sítios e tradições. Mais ainda na procura de construir infraestruturas de apoio consistentes, com intenção de conquistar, satisfazer e fidelizar, os residentes e impulsionar as actividades culturais e turísticas.” O livro termina com a apresentação estratégica para a Santarém, dando também indicações de como deve ser elaborado um plano de marketing estratégico para a cidade.