Manuela de Azevedo, jornalista, camonista e amiga de Constância, completa 104 anos em 31 de agosto. Senhora de uma memória invulgar e de uma extraordinária capacidade de trabalho, Manuela de Azevedo vai comemorar o seu aniversário com o lançamento de mais um livro de contos – O Pão que o Diabo Amassou –, que será apresentado, com sessão de autógrafos, na Casa da Imprensa, em Lisboa, no dia 31 de agosto às 17:30 horas.
No dia seguinte, 1 de setembro, será agraciada pelo senhor Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade, em cerimónia que decorrerá no Palácio de Belém pelas 16 horas. Trata-se de um justíssimo reconhecimento que o país presta à primeira mulher jornalista profissional em Portugal, que sempre se bateu pelos valores da democracia, da igualdade e da liberdade.
Desde 1952, quando veio pela primeira vez a Constância, Manuela de Azevedo construiu uma paixão imensa por Camões que transformou no motivo central da sua vida. Durante mais de meio século desenvolveu uma obra notável, com destaque para a fundação da Associação e a construção da Casa-Memória sobre as ruínas da casa que o povo diz ter acolhido o épico durante a sua estadia na vila, a criação do Jardim-Horto Camoniano e a instalação do Monumento a Camões. Acima de tudo, o trabalho persistente de Manuela de Azevedo foi decisivo para o fortalecimento da relação de Camões com Constância e para transformar a vila numa referência nacional no que respeita à figura e à memória do nosso maior poeta.
A Presidente da Câmara Municipal, Júlia Amorim, e o Presidente da Assembleia Municipal, António Mendes, representarão o município em ambos os atos.