A Escola Infantil de Trânsito está prestes a tornar-se numa realidade. As obras então, já, em fase de conclusão, sendo que está em causa uma estrutura situada nas imediações do pavilhão da Jácome Ratton e do novo Parque Canino. «Este equipamento, executado pelo município em regime de administração direta, visa dotar a cidade e o concelho de uma infraestrutura de caracter lúdico-pedagógico, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, onde se pretende:
– promover a educação rodoviária num processo contínuo, iniciado nos primeiros anos de escolaridade;
– despertar nos jovens bons hábitos e atitudes correctas na via pública enquanto peões, passageiros e ciclistas;
– desenvolver projectos educativos que visam a educação e segurança rodoviária, em colaboração com as escolas, alunos, pais e professores;
-alertas toda a comunidade para a problemática da educação e segurança rodoviárias», refere a autarquia em esclarecimento.
«Com uma localização estratégica na zona escolar, a escola de trânsito beneficia da proximidade do pavilhão desportivo, onde decorrerão as aulas teóricas com a apresentação das regras e conceitos base da problemática e segurança rodoviária a ministrar às crianças em estrita colaboração com entidades e associações do setor. Como objectivos específicos, a escola pretende:
– prevenir e evitar acidentes de viação;
– fomentar hábitos de socialização e urbanidade entre as crianças;
permitir a utilização do espaço como zona lúdica, aberta à população em geral.
Ocupando uma área de 975m2, o equipamento é composto por uma pista com 3m de largura, com duplo sentido, placa circular (rotunda), box de estacionamento, cruzamentos e entroncamentos dotados de sinalização vertical e horizontal de acordo com as regras de trânsito. Estão ainda contempladas no traçada da pista, passadeiras para peões e 2 conjuntos de semáforos alimentados por painéis solares. Contornando a pista, foram definidos passeios com 0,60m de largura e canteiros centrais devidamente ajardinados e dotados de árvores para sombreamento do espaço», reforça o mesmo texto.