Início REGIONAL BOMBARRAL – GNR deteve homem por incêndio florestal. Fogo ‘explica-se’ por queima...

BOMBARRAL – GNR deteve homem por incêndio florestal. Fogo ‘explica-se’ por queima de sobrantes que se descontrolou

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Óbidos, deteve um homem, de 50 anos, por incêndio florestal, no concelho de Bombarral. Na sequência de um alerta, os militares da GNR deslocaram-se rapidamente para o local e apuraram que este teve origem numa queima de sobrantes, devidamente autorizada, que se descontrolou, tendo consumindo diversas árvores e vegetação circundante. O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Caldas da Rainha. A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bombarral.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses. A GNR relembra:

– As queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal;

– Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia;

– Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.