O projeto de inovação social “Abrigo e Horta”, dinamizado pela Associação Causa, no âmbito do programa “Parcerias para o Impacto”, do qual o Município de Oleiros é investidor social, deu início esta quinta-feira (6 de abril) com a instalação de hortas familiares de proprietários privados lesados pelos recentes incêndios. Estas foram implementadas com o apoio adicional da Associação Semente, a qual teve a preocupação de considerar várias espécies hortícolas, numa lógica de biodiversidade. Numa fase seguinte serão construídos os abrigos de apoio à atividade agrícola, feitos de madeira ardida e outros materiais adaptados à envolvente, o que será desenvolvido em ações de voluntariado.
O objetivo do projeto consiste em promover a agricultura familiar, permitindo que os agricultores de subsistência e as suas famílias possam reativar a sua atividade. Para além da instalação de culturas hortícolas e de toda a infraestrutura necessária (como é o caso do sistema de rega, etc.), permitindo a constituição das hortas que garantem parte do sustento destas famílias, este projeto inovador de âmbito social prevê ainda a construção de anexos agrícolas (abrigos). Nesta ação, para além do seu papel enquanto investidor social, o município participa também na articulação do projeto com os parceiros locais. No final desta primeira jornada, a satisfação de todos era visível e o impacto da iniciativa na comunidade era notório. Para Paulo Urbano, Vereador da autarquia, “para além do incremento da autoestima das gentes locais, este é um projeto que de uma forma sustentável irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e ao mesmo tempo, para a revitalização do território”.
No âmbito do programa “Parcerias para o Impacto”, este é um dos três projetos do qual o Município de Oleiros é investidor social, a par da iniciativa CuidAdor e Rádio Miúdos. Recorde-se que o referido programa foi lançado como parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, tendo em vista o reforço das ações de desenvolvimento do território, criando incentivos à implementação de iniciativas orientadas para a resolução dos seus desafios sociais específicos. O estímulo da filantropia de impacto e o contributo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro, são só alguns dos princípios que norteiam este programa.