Início DESPORTO Ultramaratonista Hélder Ferreira (U. Tomar) participa na UltraVasan

Ultramaratonista Hélder Ferreira (U. Tomar) participa na UltraVasan

Acertem-se os relógios para as 6 horas de Sábado (hora local – 05H00), dia 22 de agosto, altura em que será dado início à 2.ª Edição da UltraVasan 90, a Ultra Trail de 90 quilómetros, emblemática distância* entre Sälen e Mora, na Suécia. Na linha da frente, na Elite da competição estará Helder Ferreira, consagrado o melhor atleta português no Trail World Championship 2015, realizado em Annecy, França, no passado mês de Maio e que no início deste mês foi o primeiro atleta a cruzar a linha de meta dos 58 km, na edição de 2015 do Trail Noturno da Lagoa de Óbidos (TNLO), prova da qual foi vencedor.

Campeão Nacional de Ultra Trail em 2014, o ultramaratonista português promete desafiar ao limite as suas capacidades físicas e mentais na tentativa de elevar as cores nacionais junto da elite mundial da modalidade. Hélder Ferreira, competirá na distância de 90 quilómetros, entre 1.313 atletas já inscritos (dos quais 84 % são atletas masculinos e 16 % são atletas femininas), num total de 1.657 participantes registados (344 atletas na UltraVasan 45). Enquanto evento de referência mundial, a UltraVasan contará com a participação dos melhores atletas da elite mundial de Ultra Trail e de Trail. Destaque para Max King, (USA), vencedor do World Championship 100 km, realizado no Qatar, no passado outono e considerado o ‘Melhor Ultramaratonista 2014’, pela International Association of Ultrarunners (IAU) e Jonas Buud, (SUE), vencedor da 1.ª edição da UltraVasan 90, entre nomes sonantes da modalidade como Matt Flaherty (USA), Emmanuel Gault (FRA), Arnaud Perrignon (FRA), Marcin Swierc (POL) Jarle Risa (NOR), Didrik Hermansen (NOR) e John Henry Strupstad (NOR), bem como Holly Rush (GBR), vencedora da edição de 2014 da UltraVasan e Jo Meek (GBR), quarta classificada no World Championship 100 km, entre as melhores atletas da elite feminina.

* Ultravasan 90
A Ultravasan 90 é uma prova de trail, de longa distância inspirada na emblemática Vasaloppet, a mais antiga, a mais longa e a maior (em termos de participantes) competição de cross-country ski do mundo.
“Em 1521, em plena Guerra de Libertação da Suécia contra o rei Cristiano II da Dinamarca, Gustav Vasa lidera o movimento rebelde evadindo-se pelos campos suecos cobertos de neve, percorrendo a distância de 90 quilómetros que separam Sälen de Mora, na tentativa de derrotar a coroa dinamarquesa. Em junho desse mesmo ano é proclamado Gustav I, Rei da Suécia, impondo o fim da monarquia eletiva da Suécia medieval e da União de Kalmar, estabeleceu o regime de monarquia hereditária da Casa de Vasa.”