São cada vez mais os portugueses que tomam a decisão de ter uma casa de madeira. Quer seja para férias, ou habitação permanente, as casas de madeira oferecem muitas vantagens.
Se também pondera optar por este tipo de construção, descubra os principais motivos que fazem com que as casas de madeira sejam tão atrativas.
5 Razões para escolher uma casa de madeira
Deixe-se render à construção em madeira! Existem muitos motivos que fazem com que as casas de madeira estejam a ganhar popularidade e sejam cada vez mais comum em todas as regiões de Portugal. Fique com 5 bons motivos para optar por uma casa de madeira.
1. Rapidez de construção – O tempo necessário para construir uma casa é quase sempre um dos principais motivos de preocupação de quem se lança na aventura que é construir a sua própria habitação. Em Portugal, a construção de uma casa em alvenaria raramente é feita em menos de um ano. Esta é uma das principais vantagens em optar por casas de madeira. Se optar por uma empresa experiente, com instalações de ponta e excelentes recursos humanos, poderá ter a sua casa de madeira pronta em cerca de 4 meses.
2. Menor custo – E se pudesse ter a casa com que sempre sonho por um preço muito inferior ao que supõe? As empresas mais reputadas do mercado europeu utilizam processos produtivos altamente eficientes que garantem preços imbatíveis. Se, por exemplo, consultar o catálogo de casas de madeiras da Maestro Casas poderá ver que os preços começam em cerca de 8 mil e 700 euros, isto para uma pequena casa com um quarto. Para outo tipo de necessidades, encontra, por exemplo, uma casa com 3 quartos e cerca de 117 metros quadrados por cerca de 34 mil e 500 euros. Preços que certamente dão que pensar.
3. Durabilidade – Se ainda pensa que as casas de madeira são pouco resistentes e duráveis, então pense duas vezes. A melhor forma de atestar a durabilidade deste tipo de construção é olhar para casas de madeira seculares que existem no norte da Europa e que mesmo sujeitas a condições climatéricas muito adversas se mantêm ainda hoje em perfeitas condições.
4. Ambiente interior mais saudável – A maior parte das pessoas não pensam muito sobre este aspeto, mas as casas em que vivemos condicionam de forma relevante a nossa saúde física e psicológica. A construção em alvenaria utiliza materiais que emitem poeiras, gases e partículas. Esses materiais estão presentes diariamente na nossa vida. Em oposição, a madeira é um material natural que não emite poeiras nem gases e que adicionalmente atua como um excelente regulador de humidade. Relativamente à componente psicológica, existem estudos que indicam que viver em casas de madeira contribui para minimizar o nível de stress.
5. Uma opção mais ecológica – A construção com recurso a madeira é mais ecológica e sustentável. A madeira utilizada é proveniente de explorações florestais sustentáveis, garantindo assim que os recursos naturais são utilizados de forma racional e planeada.
Gostaria de saber mais sobre casas de madeira? Visite o site da Maestro Casas.