A 56.ª edição do Festival Internacional de Folclore Celestino Graça” – FIFCG, que conta com a participação dos grupos estrangeiros: Grupo de Coros y Danzas “Fuente de la Plat” de Alconchel (Espanha), Tallinn Universities Folk Dance Group “Soveldaja” (Estónia), Jerusalém Folklore Ensemble (Israel), “Bolec” Folk Dance Group – Beograd (Sérvia) e Fundación de DanzasCarúpano – Caracas (Venezuela), bem como de muitos outros grupos nacionais, volta ao Campo Infante da Câmara. De 2 a 7 de setembro, no ano em que se assinala a passagem de 50 anos sobre a construção da Casa do Campino (1965-66), abre-se um novo ciclo na vida deste Festival, que regressa ao local onde nasceu – o Campo Infante da Câmara e a Casa do Campino.
O Festival “Celestino Graça”, organizado pelo Grupo Académico de Danças Ribatejanas e integrado no Projeto Verão In Santarém, tem início no dia 2 de setembro (quarta-feira), às 14h30 com uma Gala Sénior, no Teatro Sá da Bandeira. No dia 3, às 10h00, tem lugar uma Gala Infantil, no Teatro Sá da Bandeira, e às 21h30, decorre o espetáculo de Ante-Estreia do Festival, na Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário). No dia 4, às 18h00, tem lugar a tradicional homenagem a Celestino Graça e a Cerimónia de Inauguração do Festival, junto ao Busto erigido em sua memória, no Campo Infante da Câmara.A partir das 18h30, o Centro Histórico acolhe o Desfile Etnográfico, que tem início no Jardim da Liberdade e prossegue pela Rua Teixeira Guedes, Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto e termina no Largo do Seminário.Às 19h00, tem lugar a Sessão Solene de Boas Vindas na Câmara Municipal de Santarém e às 22h00, uma Noite Ribatejana, na Casa do Campino, inserida na comemoração do 50º Aniversário da Construção da Casa do Campino, que conta com Fado, Folclore e Música Tradicional.No dia 5, às 11h00 há animação no Centro Histórico e às 18h30, a habitual Celebração Ecuménica no Convento de S. Francisco, que conta com os grupos participantes no Festival.Às 21h30, a Casa do Campino é palco da Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar”. No dia 6, às 17h30, tem lugar o Espetáculo de Encerramento, na Casa do Campino.
O Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça”, organizado pelo Grupo Académico de Danças Ribatejanas, agrupamento folclórico fundado por Celestino Graça no ano de 1956, é um dos principais embaixadores culturais da cidade de Santarém e do próprio País, tendo efetuado mais de cinquenta digressões por toda a Europa, por Angola, pelo Brasil, em Israel e nos Estados Unidos da América. Todos os espetáculos têm entrada livre.www.cm-santarem.pt