O Município de Torres Novas vai assinalar o Dia Mundial do Livro com uma iniciativa online que irá juntar diversos «autores de cá» para conversas informais e descontraídas sobre o livro e a sua permanência indispensável no presente e no futuro da humanidade. A iniciativa da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes realiza-se de 20 a 23 de abril, a partir das 18h no Facebook da BMGPL (https://www.facebook.com/Biblioteca-Municipal-Gustavo-Pinto-Lopes-119684581439915), e irá contar com a participação dos autores Andresa Olímpio, Adelino Pires, Maria F. Roldão, Pedro Canais, Fernanda Borghetti, Nuno Curado e Alice Vieira. O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, no dia 23 de abril, data que coincide com o desaparecimento de escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, com objetivo de incentivar hábitos de leitura e reconhecer o livro como um meio de transmissão de cultura e informação no mundo.
Programa:
20 de abril . 18h00
«Nas linhas e entrelinhas, teias e tramas na leitura e na escrita»
Com Andresa Olímpio e Adelino Pires
21 de abril . 18h00
«Palavras, para que vos quero? os caminhos da criação e da criatividade»
Com Maria F. Roldão e Pedro Canais
22 de abril . 18h00
«Audácia, Vontade e Bi(Bli)odiversidade – o Dia Mundial da Terra»
Com Fernanda Borghetti e Nuno Curado
23 de abril . 18h00
«Do país das maravilhas», uma conversa com Alice Vieira
Sobre os autores:
Andresa Olímpio
Mediadora da leitura e performer, é licenciada em Ciências da Comunicação com pós-graduação em Gestão de Marketing. Tem formação em fotografia, teatro e desenvolvimento pessoal. É encadernadora e criadora da Poema, uma marca de cadernos artesanais cosidos à mão. É dinamizadora e criadora do projeto Roda de Leitura.
Adelino Pires
Alfarrabista e escrevinhador é como se define. Com raízes no Alentejo, é em Torres Novas que tem a Doutro tempo, a livraria alfarrabista que acolhe sobretudo amigos, conversas e memórias, para além de livros, papeis, arte e objetos improváveis. A liberdade é nele a rede, a força maior que lhe alicerça os dias e as linhas com que os vai tecendo.
Maria F. Roldão
Nasceu na planície alentejana a 21 de Março de 1965. É socióloga de formação, editora de poesia e professora. É autora do livro Pequeno Sangue, março de 2021 (ed. volta d’mar). Edita e coordena a revista NERVO – colectivo de poesia.
Pedro Canais
Diz que “a literatura é o alimento da imaginação e a imaginação alimentada pela literatura faz dilatar a criatividade, em todos os sentidos”. Torrejano de nascimento, é escritor, criador, copywriter. É também guionista e argumentista com projetos internacionalmente, e por diversas vezes, premiados. É autor do célebre e também premiado romance, A Lenda de Martim Regos (Oficina do Livro).
Fernanda Borghetti
Formada na área da comunicação social, diz-se amante da vida e do livre-pensamento. Brasileira de nascimento, escolheu Torres Novas como lugar para morar há 20 anos. Procura na arte e na escrita a redenção e a sobrevivência. Jerusa, a Intrusa e Benjamim & Piatã (ed. Alfarroba) são os seus mais recentes projetos, em forma de livro.
Nuno Curado
É torrejano e biólogo. Assume-se como apaixonado pela natureza e pela vida selvagem. Foi promotor e coordenador de projetos educativos na área ambiental em Torres Novas. Atualmente, desenvolve em Eindhoven, na Holanda, um projeto de aproximação à natureza e à descoberta da vida selvagem, em contexto urbano, Wild Eindhoven.
Alice Vieira
Nasceu em Lisboa, em 1943. Jornalista, escritora, poetisa, entre outras e tantas coisas que fez e ainda faz, conta com inúmeros prémios e distinções. Recentemente, foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública (2020). Diz que quer continuar a escrever.