Início CULTURA CULTURA – Como reduzir as alergias na Primavera

CULTURA – Como reduzir as alergias na Primavera

Os períodos mais quentes do ano representam para muitas pessoas um alívio pela despedida do frio, onde se podem realizar mais atividades externas devido à maior exposição aos raios solares, entretanto para uma parte da população essa estação em especial faz com que as alergias se manifestem.
Deste modo, uma maneira de diminuir os sintomas ou irritações provocadas pelas alergias, sejam aos ácaros presentes no ambiente ou pólen de plantas, é investir na limpeza e ventilação dos ambientes.
As alergias mais comuns nessa temporada são: rinite, sinusite e bronquite, esses tipos de inflamações podem causar irritação nas vias aéreas fazendo com que a pessoa tenha vontade de espirrar constantemente.
Assim como surgem outros sintomas que causam: coceira no nariz, na garganta e olhos; nariz entupido (congestão nasal); secreção nasal, além de olhos lacrimejantes.
Recomendações para diminuir os sintomas da alergia

Nesse sentido, as principais recomendações para amenizar as crises de alergia são: manter a frequência da limpeza da casa, higienizar tapete, cortinas, camas, sofá, roupa de cama, travesseiros periodicamente e manter os ambientes ventilados.
O ambiente do quarto da pessoa alérgica requer uma atenção especial para evitar o acúmulo de ácaros, por esta razão se aconselha que as janelas e portas desse cômodo se mantenham abertas durante o dia para que recebam a luz solar e o espaço se mantenha arejado e seco.
Outro aspecto importante é a escolha de um colchão com materiais hipoalergênicos e que a capa possa ser removida para facilitar a limpeza, como recomendado pelo portal especializado encontracolchao.com.
Bem como, se deve aspirar os móveis e o piso a cada 2 dias, referente ao colchão ele pode ser aspirado a cada 15 dias, antes de trocar os lençóis é indicado deixar que o colchão areje durante 30 minutos.
Ainda assim, em alguns tipos colchões é possível fazer a limpeza a seco, com uma solução de água e bicarbonato de sódio.
De acordo com especialistas, é aconselhável aspirar o sofá uma vez por semana e impermeabilizar 1 vez por ano, quanto ao carpete, se sugere que seja aspirado 2 vezes por semana.
Ao mesmo tempo que a limpeza das cortinas e janelas também é essencial para afastar a presença dos fungos dos ambientes.
No momento de selecionar os acessórios de limpeza prefira usar o aspirador de pó e não a vassoura, pois ao varrer ela acaba espalhando mais o pó e acaba trazendo a poeira para seu rosto.
A limpeza da sua residência é uma tarefa imprescindível, entretanto a organização dos objetos é um complemento da limpeza, pois se há itens espalhados e formando pilhas, certamente neste lugar haverá acúmulo de poeira que pode ficar oculto.
Por outro lado, para ajudar a amenizar a umidade presente no ar, você pode adquirir um desumidificador de ar que é uma ótima ferramenta para melhorar a qualidade do ar e diminuir as condições de sobrevivência dos ácaros.
Por isso, estabelecer uma rotina de higienização dos cômodos da casa trará mais tranquilidade e diminuição dos sintomas de alergia.