A informação é da Câmara de Tomar: a campanha ‘Tomar Natal é no Comércio Local’ teve um impacto direto de 324 mil euros em compras nos 112 estabelecimentos comerciais aderentes. A iniciativa do Município, com o objetivo de promover as compras no comércio do concelho durante a quadra natalícia, minimizando o impacto da pandemia, implicou um investimento de 100 mil euros por parte da autarquia. A campanha consistiu na venda de cartões de desconto por metade do valor, depois utilizados em 7151 compras que totalizaram 323.618,76 €, evitando que fossem feitas fora do concelho. Resultados que satisfizeram os comerciantes, pois, além do incremento direto das vendas, deram a conhecer os seus estabelecimentos e produtos. O sucesso da iniciativa levou a que outros municípios a replicassem nas suas localidades, bem como à atenção dos meios de comunicação social, incluindo duas reportagens televisivas. Embora o êxito da campanha tenha obrigado a uma logística complicada por parte dos serviços do Município, para responder à enorme adesão por parte dos comerciantes e dos compradores, houve uma preocupação em garantir a celeridade dos pagamentos correspondentes aos descontos efetuados pelas lojas, antecipados numa primeira fase para o final de dezembro, a segunda em meados de janeiro e a última no início de fevereiro, ainda antes do prazo final estipulado pelas normas, garantindo assim também que não tivessem dificuldades de tesouraria.