O Espaço Cidadão da Freguesia de São Pedro de Tomar iniciou a sua atividade há um ano (tendo sido inaugurado em 17 de dezembro de 2019). A data foi assinalada pela Junta, que remeteu um comunicado à redacção da Hertz, onde elogia a «enorme dedicação da funcionária da Junta de Freguesia (Sónia Guido) e apoio do executivo (Lurdes Ferromau Fernandes, António Vicente e Marta Pedro) que, se cumpriu, a máxima definida pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão – “Aproximar o Estado dos cidadãos». Recorde-se que, na altura, no concelho de Tomar, o Espaço Cidadão foi o quinto aberto (após Asseiceira, Sabacheira, Paialvo e Junceira) e dá uma ideia da capilaridade destas estruturas, que apesar de pequenas, têm a vantagem da proximidade e estão no cerne dos objetivos traçados para uma modernização do Estado que não deixe ninguém para trás. «Para a abertura do serviço, houve uma comparticipação da Câmara Municipal de Tomar na remodelação do espaço (€4.700,00) e encontram-se prometidas algumas verbas para a gestão corrente», recorda este mesmo texto.
Tal como foi afirmado no dia da inauguração, a presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Ferromau Fernandes, «o entusiasmo em abraçar este projeto continua inalterado. Assume que, apesar de todas as vantagens e da dedicação desta Junta de Freguesia aos cidadãos, não só da Freguesia, como de vários pontos do concelho, é de realçar que, o modelo de apoio a estas estruturas é deveras insuficiente. Não se compreende que, não se atribua um apoio para podermos contratar mais uma pessoa. Todo o trabalho (quer o da Junta de Freguesia, quer o do Espaço Cidadão) é realizado pela mesma funcionária», alertou a responsável da freguesia.
Cumprido um ano, eis um balanço dos serviços prestados:
1 – Revalidação de Cartas de Condução: 37
2 – Renovação de Cartões de Cidadão a maiores de 25: 44
3 – Confirmações e alterações de morada: 22
4 – Chaves moveis digitais: 64
5 – Outros serviços de apoio aos Cidadãos: cerca de: 136
Envio de documentos para a ADSE
Agendamentos na Segurança Social,
Agendamentos nas finanças
Agendamentos no IRN para levantar e realizar cartões de Cidadão a menores de 25 e a cidadãos em que o cartão não reúne condições para ser renovado no espaço do cidadão, entre outros
6 – Esclarecimentos por telefone foram muitos