Início DESPORTO DESPORTO – 2021 será o ano do Europeu de futebol. Portugal em...

DESPORTO – 2021 será o ano do Europeu de futebol. Portugal em busca da revalidação do título

Será uma das grandes ‘atrações’ de 2021. O Campeonato da Europa de futebol, que não pôde ser realizado em 2020 devido ao contexto pandémico em curso, está, agora, marcado para o período compreendido entre 11 de Junho a 11 de Julho. A competição do Velho Continente – cujo título está na posse de Portugal, recorde-se – será disputada em doze países:
Grupo A (Roma/Baku) – Turquia, Itália (anfitriã), País de Gales e Suíça;
Grupo B (Copenhaga, São Petersburgo) – Dinamarca (anfitriã), Finlândia, Bélgica e Rússia (anfitriã);
Grupo C (Amesterdão/Bucareste) – Países Baixos (anfitrião), Ucrânia, Áustria e Macedónia do Norte;
Grupo D (Londres/Glasgow) – Inglaterra (anfitriã), Croácia, Escócia (anfitrião) e República Checa;
Grupo E (Bilbau/Dublin) – Espanha (anfitriã), Suécia, Polónia e Eslováquia;
Grupo F (Munique/Budapeste) – Hungria, Portugal (campeão em título), França e Alemanha (anfitriã).
O Grupo F, precisamente, é o conhecido como ‘grupo da morte’, em particular pela presença de três fortes candidatos ao título, de entre os quais Portugal. Eis a avaliação efectuada pelo site da UEFA, que traçou a radiografia de cada um dos conjuntos:
Veja as odds do Euro 2020
Group F
HUNGRIA
Registo no Grupo E: J8 V4 E0 D4 GM8 GS11
“Play-off”: Bulgária (F) 3-1; Islândia (c) 2-1
Melhor marcador no apuramento: Willi Orban (3)
Melhor desempenho no UEFA EURO: terceiro lugar (1964)
UEFA EURO 2016: oitavos-de-final, perdeu por 4-0 com a Bélgica
Seleccionador: Marco Rossi
O antigo defesa italiano treinava na Hungria há quatro anos quando foi convidado a assumir a selecção húngara, em Junho de 2018.
Jogador-chave: Willi Orban
Forte no desarme, o defesa-central do Leipzig é prático e que também tem veia goleadora. Os quatro golos marcados desde que se estreou pela Hungria, em Outubro de 2018, fazem dele o segundo melhor marcador da equipa nos últimos dois anos.
Jogador a seguir: Dominik Szoboszlai
O médio-ofensivo do Salzburgo tem visão de jogo e técnica em abundância, sendo o principal elemento criativo da Hungria. O facto de os seus dois primeiros golos pelo país terem acontecido na marcação de livres evidencia o perigo que representa em lances de bola parada. O terceiro que apontou pela selecção não ficou atrás ao nível de espectacularidade, com um decisivo remate de longe frente à Islândia, na final do “play-off”.
Sabia que?
A Hungria esteve presente em duas meias-finais nas primeiras quatro edições do torneio, em 1964 e 1972, mas só voltou a participar em 2016.

PORTUGAL
Registo no Grupo B: J8 V5 E2 D1 GM22 GS6
Melhor marcador da fase de apuramento: Cristiano Ronaldo (11)
Melhor desempenho no UEFA EURO: vencedor (2016)
UEFA EURO 2016: vencedor

Seleccionador: Fernando Santos
Defesa que passou por vários clubes, Fernando Santos treinou os três grandes em Portugal, Benfica, Porto e Sporting, antes de assumir o comando técnico da selecção portuguesa em 2014, após ter orientado a Grécia. Conduziu Portugal à conquista do UEFA EURO 2016 e da edição inaugural da UEFA Nations League.
Jogador-chave: Cristiano Ronaldo
O jogador mais internacional de Portugal e o melhor marcador de sempre terá 36 anos quando participar no EURO 2020, prova na qual um dos seus objectivos é, certamente, sagrar-se pela primeira vez o melhor marcador numa fase final de um EURO ou um Mundial.
Jogador a seguir: João Félix
Jogador dotado de enorme técnica, o jogador do Atlético Madrid é a mais recente estrela de uma selecção lusa na qual abunda o talento. João Félix estreou-se por Portugal com 19 anos, na campanha triunfante na Fase Final da UEFA Nations League, em Junho de 2019.
Sabia que?
A derrota em Outubro na Ucrânia foi a primeira sofrida por Portugal sob o comando de Fernando Santos num jogo do EURO (ou da Nations League) – qualificação ou fase final – desde que o técnico assumiu o cargo em Setembro de 2014. As suas únicas derrotas anteriores tinham sido em Mundiais.

FRANÇA
Registo no Grupo H: J10 V8 E1 D1 GM25 GS6
Melhor marcador da fase de apuramento: Olivier Giroud (6)
Melhor desempenho no UEFA EURO: vencedor (1984, 2000)
UEFA EURO 2016: finalista, perdeu 1-0 frente a Portugal (ap)

Seleccionador: Didier Deschamps
Deschamps foi o capitão dos Bleus na vitória do Campeonato do Mundo de 1998 e no EURO 2000. Seleccionador de França desde 2012, levou os gauleses à glória no Campeonato do Mundo em 2018 e pode garantir o segundo título internacional da carreira de treinador em 2020.
Jogador-chave: Antoine Griezmann
A influência na equipa do melhor jogador e goleador-mor do UEFA EURO 2016 tem sido maior com o passar do tempo; marcou três golos e fez sete assistências no apuramento para o EURO 2020, tendo já ultrapassado Zinédine Zidane na lista de melhores marcadores da França.
Jogador a seguir: Clément Lenglet
Afirmou-se tranquilamente no Barcelona e estreou-se pelos Bleus em Junho de 2019. Parece ser a primeira escolha para jogar ao lado de Raphaël Varane no centro da defesa.
Sabia que?
A França irá participar na sua 13ª fase final consecutiva de um grande torneio; não falha qualquer torneio desde o EURO’96 e chegou a cinco finais nessa série, tendo vencido três delas.

ALEMANHA

Registo no Grupo C: J8 V7 E0 D1 GM30 GS7
Melhor marcador da fase de apuramento: Serge Gnabry (8)
Melhor desempenho no UEFA EURO: vencedora (1972, 1980, 1996)
UEFA EURO 2016: meias-finais, perdeu por 2-0 ante a França

Seleccionador: Joachim Löw
Recordista de golos no Friburgo, Löw é seleccionador da Alemanha desde 2006 e conduziu a equipa à conquista do Campeonato do Mundo de 2014.
Jogador-chave: Toni Kroos
Kroos é um dos poucos veteranos da selecção campeã mundial em 2014 presente naquela que é agora uma equipa muito jovem; excelente no passe, é ele quem dita o ritmo de jogo alemão nas transições.
Jogador a seguir: Kai Havertz
O fenómeno do Leverkusen, de apenas 22 anos, tem uma fantástica visão de jogo e não treme sob pressão. A tendência que tem para jogar entre as linhas tornam-no num jogador perfeito para a equipa às ordens de Löw.
Sabia que?
A fase final do próximo Verão será a 26ª presença consecutiva da Alemanha num grande torneio, Mundial ou EURO.