A partir do dia 18 de Março, haverá novas regras na consulta de processos do Município de Tomar por parte dos munícipes, bem como de quaisquer outros documentos à guarda do Arquivo Municipal. Assim, a consulta dos processos por parte dos munícipes far-se-á, a partir desse dia, no edifício Escavação (Avenida Marquês de Tomar, frente ao Mouchão), mediante marcação prévia no Balcão Único (edifício dos Paços do Concelho) ou através do e-mail arquivo@cm-tomar.pt. As consultas de processos decorrerão diariamente, entre as 9h00 e as 12h00, salvo à quarta-feira em que a consulta presencial no arquivo será feita no período entre as 14h00 e as 17h00. O Arquivo Municipal de Tomar é um serviço que tem por missão facultar o acesso, divulgar e conservar a informação que custodia. A documentação existente relativa ao Município, assim como de outras organizações, famílias e empresas abrange um extenso período cronológico que vai de 1535 a 2010. O arquivo está aberto ao público com uma sala de leitura própria no Edifício Escavação nas condições acima indicadas.