Na sequência de fortes dores abdominais, foi internado na passada quinta feira, dia 16 de julho, no Hospital de Abrantes, o nosso colaborador e vigário das paróquias de Tomar, Padre Mário Duarte.
Entretanto, após a realização de vários exames médicos, foi diagnosticado ao pároco de Tomar e capelão do CHMT (Centro Hospitalar do Médio Tejo) uma pancreatite aguda, ou seja, uma inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de enzimas que facilitam o processo digestivo.
Todavia, inicialmente a situação clínica do Padre Mário parecia estar a evoluir de forma favorável, mas depois agravou-se de maneira considerável, aliás como acontece em cerca de 20% das pessoas portadoras desta patologia.
Neste cenário de agravamento, segundo a própria literatura médica, os doentes podem ser atingidos por complicações locais ou sistémicas, as quais também provocam a falência de alguns órgãos vitais do corpo humano.
No entanto, no caso do nosso colaborador, Padre Mário Duarte, vamos esperar que o seu problema de saúde seja resolvido e, ao mesmo tempo, “fazer força” para que ele ultrapasse esta “batalha” da sua vida de forma positiva, como tem acontecido em tantas outras que já enfrentou no passado recente e/ou longínquo.
Por último, a todos os familiares e amigos do vigário de Tomar, Padre Mário Duarte, pedimos que mantenham a calma e a esperança na ajuda médica e divina, desejando rápidas melhoras do seu estado de saúde para dar continuidade ao seu importante magistério eclesiástico e social.