E de um momento para o outro, eis que o Médio Tejo fica a saber que já morreram catorze pessoas na região que estavam infectadas com COVID-19. Aliás, este cenário já tinha sido antecipado https://radiohertz.pt/medio-tejo-coronavirus-regiao-tem-mais-uma-morte-pelo-menos-do-que-as-duas-que-continuam-como-oficiais/ pela Hertz a 16 de Maio, altura em que a nossa redacção avanou que o número de óbitos que tem sido divulgado pelas autoridades de saúde – precisamente duas vítimas mortais – estava abaixo da realidade, sendo que esse texto dava conta de que, em breve, a Direcção-Geral da Saúde faria esse “acerto”. E assim aconteceu. Os concelhos de Torres Novas e de Tomar – cujas Câmaras foram apanhadas de surpresa com estes indicadores – são, assim, os mais afectados com a pandemia uma vez que já perderam seis e quatro pessoas, respectivamente, vítimas dessa infecção. Pelo menos assim suportam os diagnósticos realizados. Alcanena lamenta, por sua vez, dois óbitos (indicação confirmada, há muito, pela autarquia), enquanto as outras duas mortes não são do domínio público uma vez que aconteceram em concelhos que registam abaixo das três vítimas… e esse segredo ainda se mantém.
Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública, em declarações à Hertz, confirmou estes óbitos, enquadrando-os na divulgação feita pela Direcção-Geral da Saúde:
Entretanto, o Médio Tejo registou mais uma infecção, em particular no concelho de Torres Novas, numa globalidade regional que se cifra, agora, em 224 casos confirmados. Houve mais uma recuperação, precisamente em Ourém, dado que elevou o número de altas para 132. Há, assim, 78 casos activos.
Nesta altura, os concelhos do Médio Tejo com maior número de casos activos são Torres Novas (29), Abrantes (23) e Entroncamento (17).
Eis os dados actualizados desde o início da pandemia: Torres Novas (54 casos, 19 recuperações e seis mortes), Ourém (50 infecções e 46 recuperações), Abrantes (41 infectados dos quais 18 já estão curados), Entroncamento (24 infecções e 7 recuperados), Tomar (22 casos com 18 recuperados e quatro óbitos), Alcanena (14 casos, 10 recuperações e duas vítimas mortais), Vila Nova da Barquinha (7 casos, todos eles já dados como curados), Mação (cinco infecções e um recuperado), Constância (três infecções, todas elas já recuperadas), Ferreira do Zêzere (dois casos já recuperados) e Sardoal (com dois casos, um dos quais já recuperado).
No que diz respeito a pessoas suspeitas de serem portadoras do vírus, Torres Novas tem 8, Entroncamento com cinco, Abrantes com três, Vila Nova da Barquinha com duas, enquanto Constância e Mação têm uma pessoa debaixo de olho das autoridades de saúde.