CULTURA

CULTURA – Plantas medicinais para usar este Outono

Com a chegada do outono vem o vento frio, as temperaturas mais baixas, as constipações e gripes. Ainda que esta estação do ano seja das mais agradáveis e propensa a serões confortáveis no sofá acompanhados de chás quentinhos, é necessário prevenir-se e encontrar formas de combater estas doenças de forma eficiente e natural. Plantas e ervas como a acácia branca, a salva, o louro, a carqueja, o poejo ou o gengibre são medicamentos eficientes e preventivos que ajudam a tratar os sintomas das enfermidades mais vulgarmente afetas à estação do ano em que nos encontramos. Deixamos-lhe uma lista de alguns sintomas e dores normais de outono e formas naturais de as combater.
Enfermidades de outono
A Natureza dá-lhe ferramentas

Assim que começar a sentir os primeiros sintomas de algumas das enfermidade que lhe apresentamos, pode utilizar esta lista de ervas e plantas medicinais para o ajudar a recuperar a saúde, contudo se os sintomas se prolongarem ou piorarem, não exite em consultar o seu médico de família.
Constipações e gripes
Salva

Esta planta com propriedades tónicas, excitantes e estimulantes, pode ser utilizada para combater sintomas o cansaço físico associado às constipações e gripes, contra a tosse, atenuar os sintomas de constipação, doenças pulmonares ou bronquite. Para cada 50 gramas de folhas de salva, deve deitar-se um litro de água a ferver. Para atenuar os seus sintomas, deve fazer um chá de salva e tomá-lo frequentemente depois de frio.
Sabugueiro
Esta planta pode ser utilizada de formas distintas e aproveitando diversas componentes da árvore, desde as flores, folhas ou a casca. Para ajudar a combater resfriados, deve fazer uma infusão de flores secas de sabugueiro, juntando um pouco de camomilas secas, e beber frequentemente. Esta infusão contribui, também, para atenuar sintomas de dores reumáticas e bronquites.
Tosse e bronquite
Cenoura

O clássico xarope que as nossas avós nos preparavam em criança é ainda hoje muito utilizado e efetivo no controle dos sintomas da tosse. Num recipiente corte cenouras às rodelas e junte açúcar amarelo em abundância. Deixe repousar até que da mistura nasça um líquido amarelado e tome uma ou duas colheres várias vezes ao dia. Pode sufisticar esta receita juntando às rodelas de cenoura rodelas de limão e gengibre. Pode substituir o açúcar amarelo por mel. Este xarope é indicado, também, para crianças.
Malva
Esta planta encontra-se muito facilmente no campo, nascendo de forma selvagem, e tem múltiplas aplicações medicinais. Pode utilizar esta planta para combater todas as inflamações interiores ou exteriores, sendo muitíssimo efectiva em inflamações nos olhos, catarro, bronquites e inflamações das vias urinárias e gástricas. Usa-se numa proporção de trinta gramas da folha de malva selvagem para um litro de água. Deve cozer as folhas desta planta e toma-se várias vezes ao dia como se fosse um xarope.
Obviamente que estas são apenas algumas das ervas, plantas, raízes ou árvores que podem ser utilizadas para atenuar os seus sintomas associados a algumas das enfermidades outonais, contudo lembre-se que deve sempre consultar o seu médico após sentir que os sintomas se mantêm ou se agravam. Esperamos que esta lista lhe seja útil e desejamos-lhe um outono agradável e com muita saúde.