A Câmara de Abrantes vai aumentar o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, de 30 para 42, com efectividade, já no corrente ano escolar 2019/20.
As bolsas são atribuídas numa parceria entre a Câmara, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária.
Até agora, a Câmara assegurava financeiramente a atribuição de 30 bolsas, enquanto o clube rotário local, através de mecenas, patrocinava mais 22, totalizando 52 bolsas anuais, entre novos bolseiros e recandidaturas.
Devido ao aumento do número de candidaturas, a autarquia procedeu, através de adenda, à alteração do protocolo de cooperação celebrado em 2012, entre as três entidades, por forma a criar condições para que mais jovens munícipes tenham acesso a este apoio, possibilitando a continuidade dos estudos. Assim, o valor da verba anual a atribuir pelo Município de Abrantes, para as referidas bolsas de estudo, passará de 23.500,00€ para 32.500,00€.
O objetivo é incentivar e proporcionar condições de igualdade, de acesso à formação superior, a jovens residentes no concelho que, devido a dificuldades económicas, possam ter dificuldade em prosseguir os seus estudos.
Ao abrigo do protocolo, os serviços da Câmara recebem as candidaturas, enquanto o Rotary Clube de Abrantes, as analisa de acordo com indicadores, nomeadamente, rendimento familiar “per capita” e mérito escolar, distribuindo as bolsas segundo a lista obtida.